Profissionais engenheiros em visita ao Crea-SP

Reuniões destacaram demandas de três regiões do Estado

Na terça-feira 4/09, o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, recebeu em seu gabinete, na Sede Faria Lima, engenheiros de três regiões do Estado. Na primeira das três audiências, o Eng. Vinicius se reuniu com o Gerente da 2ª Região Administrativa do Conselho (GRE-2), Eng. Valdir Zarpelon Junior, para discutir demandas da região de Campinas, onde a GRE-2 está sediada, e com o ex-presidente dos Correios, Eng. Guilherme Campos, que esteve no Crea-SP para “passar um pouco da experiência de ter sido presidente dos Correios por 21 meses, em um período de transformação da empresa, em que a minha formação como engenheiro ajudou muito no processo”.

Da esq. para dir.: Ex-presidente dos Correios, Eng. Guilherme Campos, e o Gerente da GRE-2, Eng. Valdir Zarpelon Junior

Para Campos, “o Conselho é um órgão atuante na fiscalização e capacitação de profissionais, e que deixa a condição de engenheiro sempre em um status de relevância”. O engenheiro, que também é deputado federal, destacou ainda que as políticas voltadas aos profissionais devem focar não na criação de mais leis, mas na defesa das que já existem. “Não é criação de leis. As leis que estão aí são suficientes. É muito mais um trabalho para que elas não sejam afrouxadas por grupos que buscam ocupar espaços sem ter as condições técnicas para ocupá-los” – afirmou.

Na segunda reunião, o Presidente Vinicius recebeu o Eng. João Batista Missé Júnior, Presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar – AEAC, e o Eng. Eurico Missé, Inspetor Especial do Crea-SP no município de Franco da Rocha. Ambos da cidade de Cajamar, na Grande São Paulo, João e Eurico Missé defenderam a instalação de uma Unidade Operacional de Inspetoria no município devido à alta na demanda de junto à Comissão Auxiliar de Fiscalização, que inclui profissionais de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras. “É uma cidade em que a atuação dos profissionais de engenharia é muito ativa e que tem mais de 2 milhões de metros quadrados em galpões de logística instalados, com previsão de crescimento de mais 1 milhão no prazo de dois anos”, destacou o Presidente da AEAC.

“A fiscalização tem muito mais a função de auxiliar e orientar o profissional do que mesmo procurar punir ou criar problema”, declarou Eurico Missé, que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Cajamar e defendeu que “o fato de ser engenheiro, de ser político, fazer parte do Crea-SP, ser presidente da Câmara, dá uma visão diferenciada e mais global de como a gente pode ajudar o profissional e com isso  ajudar a população, principalmente a mais carente que, muitas vezes, não tem acesso ao profissional de engenharia e não vai ter essa preocupação de contratá-lo para fazer uma obra”.

Por fim, na última das três audiências, o presidente Vinicius recebeu o Engenheiro de Minas Rafael Auad, recém-formado pela Escola Politécnica da USP. Na oportunidade, ambos abordaram a relação do Conselho com as instituições de ensino e com a classe estudantil.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP – DCEV
Colaboração:
Claudio Porto – Estagiário de Jornalismo.