Praça da Inovação Tecnológica: SOEA em estado de arte

Espaço se diferencia pela aura escolar

Espontaneidade na agenda de apresentações gera público regular ao longo do dia

Se há momentos de verdadeira euforia ao longo da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, eles estão tradicionalmente reservados à passagem dos profissionais e convidados pelos cerca de 50 estandes instalados na ExpoSOEA. Ocupados pelos Conselhos Regionais, Conselho Federal, Mútua e outras instituições que todo ano trazem novidades da área tecnológica prontas para a rápida absorção do público, esses espaços se caracterizam pelo clima de confraternização entre os Estados e pela possibilidade de troca de informações técnicas entre os interessados. Mas, este ano, no mesmo pavilhão em que funcionam os expositores, uma pequena área de poucos metros quadrados se diferencia das demais pela aura escolar, típica de quem procura o local para aprender alguma coisa. Trata-se da Praça da Inovação Tecnológica, criação conjunta do Confea, Crea-AL e organizadores do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC.

A Praça da Inovação Tecnológica destina-se a apresentar o estado de arte da tecnologia franqueada aos participantes da SOEA, que ininterruptamente tomam cadeiras disponíveis para grupos de 15 a 20 pessoas. Coordenada pelo Confea, com apoio de Gladstone Buarque Domingues no controle das apresentações, a Praça se transformou, logo em seu primeiro dia de atividade, num fórum em que se dirimem dúvidas e se debatem processos, produtos e serviços de relevância nas áreas da Engenharia e da Agronomia.

Palestrante por um dia: ideia da Praça é a diversidade de temas

Qualquer interessado pode fazer uma apresentação técnica, desde que disponha sua palestra em pen drive. Segundo a coordenação da área, o palestrante também pode recorrer a folders dos produtos e serviços contemplados na apresentação, obedecendo um período de no máximo 15 minutos, acrescido de 10 minutos para debates com a plateia. A inscrição pode ser feita diretamente na Praça da Inovação Tecnológica e a audiência recebe certificado de participação preparado na hora. Ação inédita numa SOEA, a ideia tem tudo para vingar em próximas edições, em virtude de seu caráter lúdico, democrático, inclusivo e espontâneo, que coloca à disposição do participante enorme diversidade de conteúdo tecnológico.

Confira também:

75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – SOEA
Homenagens do Livro e Diploma do Mérito são destaque da abertura

1º Encontro Nacional dos CDERs
Lideranças de 12 estados traçam novos rumos para Entidades Regionais

Desafios para o desenvolvimento da mineração
Potencial brasileiro é enorme e pode ser sustentável

A Reengenharia do Brasil na Atual Conjuntura
Cientista política espera protagonismo das instituições classistas

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP - DCEV
Reportagem e fotos: