75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia – SOEA

Homenagens do Livro e Diploma do Mérito são destaque da abertura

Dispositivo de Honra

Com apoio do Crea de Alagoas, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea realizou na noite de terça-feira (21/08) a cerimônia de abertura da 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – SOEA, tendo como tema desta edição “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. O evento, que deverá reunir cerca de 3.000 profissionais de todas as regiões do Brasil, acontece até sexta-feira (24/08), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana, e o destaque da abertura foram as tradicionais homenagens da Medalha do Mérito, Livro do Mérito e Menções Honrosas, prestadas a importantes personalidades (em atuação e em memória) do Sistema Confea/Crea e da história de suas profissões, além de pessoas jurídicas que tenham se destacado na área em benefício da sociedade.

"Professor Emeritus" do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Geólogo Jorge Silva Bettencourt recebe Medalha do Mérito

Abaixo, a relação dos homenageados:

Livro do Mérito:
Engenheiro Civil Horácio Lucateli Costa Brasil indicado pelo Crea-BA;
Engenheiro Eletricista Carlos Van indicado pelo Crea-RJ;
Engenheiro Químico e Geólogo João José Bigarella indicado pelo Crea-PR;
Engenheiro Civil Antônio Mário Mafra indicado pelo Crea-AL;
Engenheiro Civil José D’arimatea Fernandes indicado pelo Crea-RN;
Engenheiro Civil Alfredo Nimer indicado pelo Crea-MS;
Engenheiro Civil Olavo Fontana Arantes indicado pelo Crea-SC;
Engenheiro Mecânico Euclides de Oliveira Leite indicado pelo Crea-AM;
Engenheiro Civil e Industrial Mecânico Almir Campos de Almeida Braga  indicado pelo Crea-PE;
Engenheiro Mecânico Alberto Leite Barbosa Belchior indicado pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica Industrial – FENEMI;
Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Bolbi Miranda do Nascimento indicado pelo Crea-MA;
Engenheiro Civil e de Minas Joffre Mozart Parada indicado pelo Crea-DF.

Medalha do Mérito:
Engenheiro Eletricista Fernando Antônio Gonçalves Alcoforado indicado pelo Crea-BA;
Engenheiro Civil Valdês Borges Soares indicado pelo Crea-PB;
Engenheira Agrônoma Mariangela Hungria da Cunha indicada pelo Crea-PR:
Geólogo Jorge Silva Bettencourt  indicado pelo Crea-SP;
Engenheiro Agrônomo Olavo de Freitas Machado  indicado pelo Crea-AL;
Engenheiro Civil Carlos Liberato Portugal indicado pelo Crea-MS;
Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Gelásio Gomes indicado pelo Crea-SC;
Engenheiro Eletricista Almir Lopes Fortes indicado pelo Crea-AM;
Engenheiro Agrônomo José Simplício de Holanda indicado pelo Crea-RN;
Engenheiro Civil Alexandre Duarte Gusmão indicado pelo Crea-PE;
Engenheiro Militar Walmor Zeredo indicado pelo Crea-DF;
Engenheiro Agrônomo César Rodrigues Viana  indicado pelo Crea-MA.

75ª SOEA deve receber cerca de 3000 participantes durante os três dias de evento

A Engenheira Agrônoma Mariângela Hungria da Cunha, indicada pelo Crea-PR, falou em nome dos homenageados da Medalha do Mérito, destacando o sentimento comum a todos os profissionais que receberam a honraria na noite. “O que todos estamos sentindo pode ser resumido pelo que aconteceu comigo a partir dos 5 anos de idade, quando já acalentava o sonho de ser engenheira. E mais quando optei pela Engenharia Agronômica” – frisou Mariângela, citando grandes nomes que foram homenageados pelo Confea, como Juscelino Kubitschek e Lúcio Costa.

“Chegando à 500ª Medalha do Mérito, outorgada ao também Engenheiro Agrônomo Olavo de Freitas Machado, um homem que deixou um legado incomparável para a sua profissão, podemos dizer com segurança que não há profissional neste encontro que não se orgulhe de poder discutir a Ética que levará a Engenharia a reconstruir o Brasil” – concluiu a homenageada.

Apresentação do grupo de shows folclóricos Transart

Na categoria Menções Honrosas foram homenageadas a Itaipu Binacional, a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP e Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – Sobes.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, entende a SOEA como “excelente oportunidade para a absorção de novos conhecimentos técnicos”. “O profissional da área tecnológica deve estar preparado para quando o País voltar a contar com suas decisões no que tange à infraestrutura em geral e o desenvolvimento sustentável de todas as áreas de produção econômica” – destaca Vinicius.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Confira também:

1º Encontro Nacional dos CDERs
Lideranças de 12 estados traçam novos rumos para Entidades Regionais

Desafios para o desenvolvimento da mineração
Potencial brasileiro é enorme e pode ser sustentável

Praça da Inovação Tecnológica: SOEA em estado de arte
Espaço se diferencia pela aura escolar

A Reengenharia do Brasil na Atual Conjuntura
Cientista política espera protagonismo das instituições classistas

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP - DCEV
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.

Área tecnológica na mídia