Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Reunião do Colégio Regional de Inspetores em Franca

Quinta etapa do evento aconteceu no dia 3 de agosto

O Crea-SP realizou no início do mês (03 e 04/08) a quinta etapa do Colégio Regional de Inspetores, no auditóriodo do Centro Universitário Municipal de Franca – UNIFACEF, com a participação de cerca de 270 pessoas, entre inspetores das regiões de Franca, Ribeirão Preto e Barretos, diretores do Conselho, presidentes de entidades de classe, autoridades locais e estudantes da área tecnológica da instituição de ensino anfitriã do evento.

O Colégio de Inspetores do Crea-SP é um fórum permanente instituído pela Presidência e composto hoje por cerca de 1.600 profissionais de todas as regiões do Estado, que auxiliam a Fiscalização em suas ações, discutindo e propondo diretrizes compatíveis com as particularidades de cada município. Os encontros do Colégio de Inspetores em 2018 focam a fiscalização do exercício profissional em atividades que podem impactar o meio ambiente e já foram realizados em outras quatro cidades antes de Franca. O ciclo de reuniões deste ano ainda contará com o mesmo tipo de evento em Rio Claro (17 e 18/08) Votuporanga (28 e 29/09) e seu encerramento está previsto para o último trimestre, com a realização do Colégio Estadual de Inspetores. Nesta quinta edição regional, promovida com apoio da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca, foram apresentados os resultados das blitze de fiscalização realizadas no mês de junho, em mais de 40 municípios das regiões de Franca, Ribeirão Preto e Barretos.

Os resultados levados ao Colégio Regional de Inspetores em Franca referiam-se a blitze realizadas em junho nos municípios de Altinópolis, Barretos, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Buritizal, Caconde, Cajobi, Cajuru, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Divinolândia, Dumont, Guaíra, Guará, Guaraci, Igarapava, Ipoã, Itobi, Ituverava, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Mococa, Monte Azul Paulista, Nuporanga, Olímpia, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Rifânia, Sales de Oliveira, Santa Rosa do Viterbo, São Joaquim da Barra, São José do Rio Pardo, Serrana, Sertãozinho, Terra Roxa, Viradouro e no próprio munícipio de Franca.

Fizeram parte da programação uma palestra ministrada por integrante da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias – CEEITE e outra sobre meio ambiente, com o Geólogo Daniel Cardoso, diretor do Crea-SP, além dos laboratórios com as oito Câmaras do Conselho para apresentação de Planos de Fiscalização. Veja aqui a programação completa.

Segundo levantamento da Superintendência de Fiscalização do Conselho, cerca de 120 mil atividades da área tecnológica foram fiscalizadas este ano e a meta é ultrapassar a marca anual de 160 mil atividades.


BREVES PRONUNCIAMENTOS E A FALA DO PRESIDENTE

Compuseram a mesa diretora da cerimônia (foto abaixo, da esquerda para a direita) o coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, Técnico Daniel Montagnoli Robles; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos; o Reitor do UNIFACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra; o Vereador Carlinhos Petrópolis, representando a Câmara Municipal; o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o coordenador de Habitação do Município de Franca, Virginio Henrique Vieira Reis; o Promotor de Justiça do Município de Franca, Dr. Paulo Cesar Correa Borges; o Vice-presidente do Crea-SP, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; a inspetora especial do Crea-SP no município de Miguelópolis, Engª Margarete Stachissini Nakano, representando os inspetores presentes; e o presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca, Eng. Ercel Ribeiro Spinelli.

Em breves pronunciamentos, os componentes do dispositivo de honra destacaram assuntos da maior relevância para o aprimoramento do Sistema Confea/Crea, como a importância da ética no exercício das atividades da área tecnológica, as parcerias que o Poder Público pode firmar com o Conselho para o desenvolvimento sustentável e a proteção da sociedade, a Agenda Franca 2030, o empenho da Academia nas áreas de pesquisa análogo à dedicação do Conselho aos “mutirões de fiscalização”, a fiscalização do exercício profissional como geradora de emprego, entre outros temas.

O presidente Vinicius fez um resumo dos números da “nova fiscalização do Conselho”, enfatizando seu “caráter orientativo e não meramente punitivo”, e informou que “o Crea-SP está fiscalizando atividades da área tecnológica onde nunca havia fiscalizado e, por isso, está colhendo resultados numa medida nunca antes registrada”. Só nas regiões de Franca, Ribeirão Preto e Barretos, o Crea-SP fiscalizou cerca de 2.800 atividades, que somadas ao total das blitze previstas até o final do ano atingirão a maior marca da história do Conselho.

“Estamos atravessando um momento de grandes mudanças no Brasil. Com o advento da operação Lava Jato e o envolvimento de empresas de Engenharia em denúncias de corrupção, temos de repensar nossas profissões. E não devemos encarar a questão como uma tragédia, mas, sim, como uma oportunidade para abrir espaço aos novos profissionais” – afirmou Vinicius. “E quanto à retomada do desenvolvimento nacional, temos de nos preparar para quando o país voltar aos trilhos, porque não se fala em infraestrutura sem pensar em soluções de Engenharia” – disse o presidente.

Encerrando sua fala, Vinicius registrou duas realizações que, junto a outras, vêm resultando em grande economia para o Crea-SP: com a contratação terceirizada de sua nova frota de viaturas e a implantação da estação do parque tecnológico para breve a Autarquia deixará de gastar quase 20 milhões de reais em 36 meses.


Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva na abertura dos trabalhos


Eng. Araken Seror Mutran, gerente da GRE-3, e sua equipe de fiscalização


Palestra sobre empreendedorismo: incentivo aos futuros profissionais


Diretoria do Crea-SP apoiando o ciclo de reuniões do Colégio Regional de Inspetores (também na foto abaixo)

 

VEJA ABAIXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DOS TRABALHOS:

 


Reunião da Câmara Especializada de Agronomia - CEA, com o coordenador Eng. Agr. Fabio Olivieri De Nobile 


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura - CEEA, com o coordenador Eng. João Fernando Custódio da Silva


Diretora Financeira-Adjunta do Crea-SP, Eng. Civ. Lenita Secco Brandão, e o Diretor de Valorização Profissional do Conselho, Eng. Civ. Márcio de Almeida Pernambuco, 
na abertura da Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Civil - CEEC


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica - CEEE


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM 

 


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química - CEEQ


Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas - CAGE, com o coordenador Geólogo Ronaldo Malheiros Figueira

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCEV
Reportagem e fotos:
Jorn. Guilherme Monteiro.
 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11