Lideranças da Geologia e Minas reunidas em SP

Conselheiro paulista é o coordenador da CCEGM

Até sexta-feira, 20 de julho, os membros da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas – CCEGM estarão reunidos em São Paulo para uma extensa pauta de atividades que visa, entre outros pontos, destacar a questão da fiscalização dessas modalidades em território nacional.

“A expectativa é muito grande, são três dias de muito trabalho, a equipe está muito animada, unida, a gente tem uma integração boa entre geólogos e engenheiros de minas, uma coisa que a gente conseguiu construir. Vamos preparar um mini evento para a SOEA, um espaço que foi conquistado pelas coordenações, e já estamos planejando um evento em Manaus, para trabalhar a questão da mineração”, destacou o coordenador nacional da CCEGM, o geólogo paulista Ronaldo Malheiros Figueira, que também coordena a respectiva Câmara Especializada da modalidade em São Paulo.

“Este é o terceiro ano que a gente consegue trazer uma das reuniões ordinárias para São Paulo, então para nós é motivo de orgulho, a satisfação é grande. Os participantes sempre elogiam muito a infraestrutura que o Crea-SP disponibiliza, então isso já está se tornando uma coisa tradicional dentro da prática das coordenadorias nacionais”, disse Malheiros.

A abertura da reunião aconteceu na quarta, 18, com a presença do Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, que deu as boas-vindas aos participantes. “Importante destacar que a área de Geologia e Minas vem desempenhando um papel muito interessante nas diretrizes que vimos seguindo no quesito fiscalização, afinal estamos com mais de 80% da nossa estrutura voltada para a nossa atividade fim”, disse, lembrando que isso vem acontecendo por meio da aproximação com instituições como o DNPM e a Cetesb para a celebração de convênios.

“São instituições que desempenham um papel importante aqui no nosso Estado e na área de vocês, e que podem acrescentar tecnicamente ao nosso trabalho, sempre buscando a defesa da sociedade e a valorização das nossas profissões”, ressaltou Vinicius, reconhecendo os esforços dos conselheiros, por meio de sua atuação nas Câmaras Especializadas e na Diretoria do Conselho, para gerir esses convênios com autonomia e responsabilidade.

Atividade Mineral e Urbanização

No primeiro dia de trabalhos, o debate foi concentrado no tema “Atividade Mineral e a Urbanização”, com a apresentação das palestras “Impactos de vizinhança proporcionados pelo desmonte de rocha com uso de explosivos: estudo de caso na Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda. em Caicó, no Rio Grande do Norte, ministrada pelo Eng. Minas e Seg. Trab. Julio Cesar de Pontes, professor de Perfuração e Desmonte de Rocha e Planejamento Ambiental e de Minas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); e “Planejamento da Atividade Mineral nos Planos de Desenvolvimento Urbanos Integrados (PDUIs) e Planos Diretores Municipais (PDMs)”, proferida pela Geóloga Gláucia Cuchierato, Diretora da GeoAnsata Projetos e Serviços em Geologia e Assessora Técnica do Comitê de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo –FIESP.

“Por se tratar de um tema muito importante, e um setor estratégico para o desenvolvimento do Brasil, um problema complicado no nosso país que é questão da mineração em áreas urbanas, optamos por não realizar visitas técnicas neste encontro e nos concentrarmos nesse debate”, disse o coordenador da CCEGM, destacando que na reunião anterior, realizada em maio na capital cearense, o grupo visitou empresas de mineração e de produção de água.

“Nossa preocupação, cada vez mais, é com a questão do exercício profissional, a fiscalização, de oferecer condições para os profissionais atuarem nas suas áreas, da melhor forma possível, dentro da ética, da conduta correta e, principalmente, dentro dos ditames técnicos, o que é uma excelência que todo profissional deve ter”, concluiu o Geólogo Ronaldo Malheiros.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiária Caroline Nunes (fotos)

Área tecnológica na mídia