Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Colégio Regional de Inspetores no Guarujá

Crea-SP apresenta recorde de fiscalização neste sábado


Cerca de 300 profissionais participam do Colégio Regional de Inspetores no Guarujá

 

Profissionais da área tecnológica das regiões do Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Grande ABC e outros municípios da Grande São Paulo participaram neste sábado (21/07) da terceira reunião do Colégio Regional de Inspetores promovido pelo Crea-SP neste ano. O encontro aconteceu no Câmpus Guarujá da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, cuja abertura deu-se na sexta à noite (20/07), com pronunciamentos de lideranças do Conselho e autoridades municipais.

O objetivo do evento foi de apresentar as mais recentes ações de fiscalização realizadas pelo Conselho na circunscrição de quatro de suas Regiões Administrativas, relativas às condições de meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, na extração de minérios e em aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que possam causar prejuízos ambientais. Os resultados levados ao Colégio Regional de Inspetores no Guarujá referem-se a blitze realizadas em maio e junho nos municípios de Eldorado, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Registro, Sete Barras, Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Lavrinhas, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Tremembé, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Santa Isabel, Arujá, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Cotia, Osasco, Mairiporã, Guarulhos e outros municípios da Grande São Paulo. Segundo levantamento da Superintendência de Fiscalização do Conselho, cerca de 120 mil atividades da área tecnológica foram fiscalizadas este ano e a meta é ultrapassar a marca anual de 160 mil atividades.

Com a realização dos dois primeiros Colégios Regionais de Inspetores em 2018, sediados em Adamantina e Sorocaba, o Crea-SP já fiscalizou cerca de 300 municípios com focos nas atividades de meio ambiente e, até o encerramento deste ciclo de reuniões, no final de setembro, terá fiscalizado aproximadamente 600 cidades – mesma marca do ano passado.

O Colégio de Inspetores é um fórum permanente composto porinspetores e pelo Presidente do Crea-SP, para auxiliar, discutir e propor diretrizes da fiscalização profissional do Conselho; aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos e debates; e traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, por meio davalorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Na cerimônia de abertura do evento (foto acima), compuseram a mesa diretora, da esquerda para a direita, o Inspetor Chefe do Crea-SP no município de Guarujá, Eng. Zoênio Garcia Siqueira (representando os Inspetores presentes); a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos; o Secretário de Meio Ambiente do Guarujá, Dr. Sidnei Aranha; o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. Agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez; o Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UNAERP, Prof. Mestre Eng. Márcio de Moraes Tavares; o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Eng. Darnei Cândido (representando o prefeito local, Dr. Válter Suman); o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Diretor Jurídico da Câmara Municipal, Dr. Paulo Cesar Clemente (representando o Presidente da Casa, Edilson Dias de Andrade); o Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; o Secretário de Infraestrutura e Obras de Guarujá, Eng. Adilson Luís de Jesus; o Coordenador do Colégio de Entidades Regionais do Crea-SP, Técnico Daniel Montagnoli Robles; o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarujá, Arq. Henrique Cezar Therezo Menin; e o Gerente da 4ª Região Administrativa do Crea-SP, Eng. Arthur Ferreira (representando as Gerências Regionais participantes do evento).


HOMENAGENS

A cerimônia também foi marcada por homenagens prestadas ao presidente do Crea-SP. Na foto abaixo, o coordenador da União das Associações do Litoral Paulista (UALP), Eng. Mário Bodon, entrega ao Eng. Vinicius Marchese Marinelli moção de apoio em agradecimento às ações de fiscalização realizadas na área de abrangência da entidade.


Coordenador da UALP em homenagem ao Presidente Vinicius

Na foto abaixo, registro da homenagem prestada ao Eng. Vinicius pelo coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UNAERP, Prof. Carlos Bortoloto, acompanhado dos engenheiros Edielson Viera de Menezes e Diogo da Silva Fidelis, recém-formados agraciados com o Prêmio Crea-SP de Formação Profissional 2018.


A UNAERP também homenageou o presidente do Crea-SP

A Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos (abaixo), também foi homenageada na noite da sexta-feira pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá, representada por suas funcionárias Elaini Rodrigues e Hosana Moleiro.   


Eng. Maria Edith (à direita): homenagem e grandes resultados


PRONUNCIAMENTOS

Durante a abertura do encontro a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP lembrou que “nossos métodos de fiscalização já estão chamando a atenção de outras instituições, que vêm no nosso modus operandi uma inovação dentro do Sistema Confea/Crea". Maria Edith lembrou o ineditismo das ações de fiscalização no setor de saúde em 2017 e o foco em 2018 para as atividades de meio ambiente. Também destacou a importância dos Inspetores dentro da programação do evento“. “Os senhores aproveitem esta oportunidade para interagir com os Coordenadores das Câmaras Especializadas, visando a apresentar as necessidades operacionais de suas regiões. Afinal, ninguém melhor que os nossos Inspetores para apontar os melhores caminhos da nossa fiscalização” – lembrou Maria Edith.

Em seu pronunciamento o Técnico Daniel Montagnoli Robles, coordenador do Colégio de Entidades de São Paulo – CDER-SP, alertou os participantes sobre as diferentes abordagens do Colégio de Inspetores de uma região para outra. “Os resultados apresentados nas cidades do Litoral nunca serão iguais aos do Interior, o que significa o resgate das discussões entre Inspetores e Coordenadores de Câmaras, direcionando nossas equipes de fiscalização para as mais importantes demandas de cada região” – frisou Robles.


Em seu pronunciamento, Robles lembrou a importância das Entidades de Classe no processo de fiscalização

O Diretor Técnico do Conselho, Eng. Agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez (foto abaixo), afirmou que “esse resgate da fiscalização dentro do Conselho, junto com a participação dos Inspetores, só foi possível em função da autonomia de trabalho que encontramos nesta gestão dinâmica e objetiva“. A exemplo das demais lideranças do Crea-SP que se pronunciaram durante a abertura do encontro, Glauco também deixou sua mensagem à audiência de Inspetores. “Se alguns dos senhores às vezes não se dão conta de sua importância nos processos de fiscalização do Crea-SP, lembrem-se sempre de que são os senhores, os profissionais da ponta do Sistema, que constroem as ferramentas que serão utilizadas na solução das particularidades de suas regiões” – disse o engenheiro.


Glauco: Inspetores oferecem as ferramentas para a boa fiscalização

Na sequência, o Diretor Jurídico da Câmara Municipal de Guarujá, Dr. Paulo Cesar Clemente, agradeceu ao Conselho por sua atuação de “preservação de vidas” e anunciou que os vereadores locais estão trabalhando em projetos de parceria com o Conselho, “motivados com a Prefeitura por essa brilhante função social da fiscalização do exercício profissional”.

O Secretário de Planejamento e Gestão de Guarujá, Eng. Darnei Cândido, reiterou o aspecto social da fiscalização do Crea-SP, citando, com bom humor, que “esse trabalho de caráter ético e de muita responsabilidade atinge todas as instâncias da população, inclusive o prédio onde mora o nosso prefeito, que em outra ocasião já foi fiscalizado pelo Crea”.


Dr. Paulo Cesar Clemente, Diretor Jurídico da Câmara Municipal de Guarujá 


Eng. Darnei Cândido, Secretário de Planejamento e Gestão de Guarujá

O Presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, depois de agradecer a participação de todos no encontro e o empenho do corpo funcional, além dos Diretores da casa, Conselheiros, Presidentes de Associações e demais lideranças, frisou a responsabilidade das equipes de fiscalização citada no pronunciamento anterior, lembrando que “o condomínio onde moro também foi fiscalizado em uma de nossas blitze, restando-me apenas a iniciativa de elogiar pessoalmente o trabalho sério da fiscal responsável”.


Vinicius: fiscalização recorde na história do Sistema Confea/Crea

Resumindo os números apresentados no Colégio de Inspetores do Guarujá – registros que apontam os resultados da fiscalização em quatro das Regiões Administrativas do Crea-SP –, Vinicius informou que foram fiscalizados nessas ações 759 empreendimentos, 2762 profissionais e 2319 empresas da área tecnológica. “Em 2018 – destacou o presidente – já fiscalizamos mais de 60 mil atividades das profissões do Sistema, superando os resultados do mesmo período no ano passado. Com base neste norte orientativo e não punitivo da nossa fiscalização, certamente superaremos o resultado de 120 mil atividades fiscalizadas em 2017, um recorde na história dos Creas”.

Em sua mensagem aos Inspetores, o presidente do Crea-SP disse que, “se quisermos mudar o país para melhor, não podemos esquecer de começar pelo nosso entorno, e os senhores são os melhores profissionais para isso”.         

Também fizeram parte da programação do sábado as apresentações dos resultados da fiscalização nas regiões envolvidas nesta etapa do ciclo e a palestra ministrada pelo Eng. Willian Portela sobre meio ambiente, além dos laboratórios com as oito Câmaras Especializadas do Conselho para apresentação de Planos de Fiscalização.


VEJA ABAIXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DOS TRABALHOS:


Gerente Regional da 7ª Região - Metropolitana SP Leste, Eng. Kledson Cezar dos Santos Turra na apresentação dos resultados da fiscalização regional


Demais integrantes da equipe de apresentação dos resultados de fiscalização: Gerente da 4ª Região Administrativa do Crea-SP, Eng. Arthur Ferreira; Gerente da 10ª e 6ª Região Administrativa do Crea-SP, Eng. Carlos Consolmagno, e o Gerente da 5ª Região Administrativa do Crea-SP, Eng. Marcelo Bruni      


Inspetor Fabio Henrique dos Reis apresentou a Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias - CEEITE


Eng. Agr. Willian Alvarenga Portela proferiu palestra sobre meio ambiente


Vice-presidente do Crea-SP, Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, na abertura da Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Civil - CEEC


Reunião da Câmara Especializada de Agronomia - CEA, com o coordenador Eng. Agr. Fabio Olivieri De Nobile 


Diretor financeiro do Crea-SP, Eng. Prod. Mec. Rodolfo Fernandes More, na abertura da reunião da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica - CEEMM 


Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas - CAGE, com o coordenador Geólogo Ronaldo Malheiros Figueira


Reunião da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho - CEEST


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Química - CEEQ


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica - CEEE, com o coordenador Eng. Seg. Trab Célio da Silva Lacerda


Reunião da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura - CEEA, com o coordenador-adjunto Geógrafo Marcos Aurélio de Araujo Gomes


A Superintendente de Fiscalização com a equipe da Recepção, pronta para a entrega das carteiras aos Inspetores


No encerramento do encontro, a tradicional entrega de carteiras aos novos inspetores

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCEV
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11