Comissões de Meio Ambiente reunidas em SP

Crea-SP sediou debate com representantes de todo o País

Com o objetivo de difundir a importância e fomentar a instalação de Comissões Permanentes de Meio Ambiente em todos os Creas do País, aconteceu na quarta-feira, 13 de junho, na sede do Crea-SP na Avenida Angélica, um encontro para troca de experiências com representantes de diversos Regionais.

O encontro foi organizado pelo Conselho paulista e conduzido pelo Eng. Civ. Rafael Ricardi Irineu, Coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente – CMA em São Paulo. “Não existe uma regulamentação de âmbito nacional das Comissões Permanentes de Meio Ambiente; todos os Creas são obrigados a ter suas próprias Comissões, mas nem todos as têm instaladas”, disse Rafael, lembrando que “mesmo os Estados sem Comissão mandaram representantes para discutirmos o assunto com alcance nacional”.

Uma das metas do grupo é sensibilizar a Presidência do Confea no tocante à retomada da representação do Sistema profissional junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Padronizar a linha de conduta nos Estados também é um dos objetivos. “Queremos criar uma rotina, normatizar os procedimentos para que tenham validade jurídica e prática, e cheguem à linha de ponta, que é a população”, ressaltou.

Presentes à reunião o Superintendente de Colegiados, Eng. Gumercindo Ferreira; os Diretores Eng. José Valmir Flor e Eng. Márcio de Almeida Pernambuco; e o Engenheiro Ambiental José Antônio Dutra Silva, representante do Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP.

A Superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Maria Edith dos Santos, e o Chefe da UGI Oeste, José Antônio Pires da Chão, falaram sobre a experiência do Crea-SP no âmbito da fiscalização, destacando que, para este exercício, as atividades ligadas ao meio ambiente foram escolhidas como prioritárias nas blitze e demais ações dos agentes fiscais.

Durante o encontro, também foi apresentado ao grupo o Manual de Fiscalização na Área Ambiental, fruto do trabalho desenvolvido pela CMA e lançado na última reunião plenária do Crea-SP.

As ações de marketing também foram destaque durante a reunião, com a definição de uma plataforma para divulgação dos trabalhos, como forma de fazer o assunto chegar às mídias estaduais e nacionais.

“Meio ambiente é competência da Engenharia, não de quem advoga leis. O advogado interpreta aquilo que é técnico e torna inteligível para o leigo. Queremos trocar o 'advogalês' pelo 'engenheirês' e fazer com que a parte técnica sobressaia”, concluiu o Coordenador da CMA, conselheiro titular em primeiro mandato (já foi suplente em duas oportunidades) que representa a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba no Plenário do Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Felipe Marques (fotos)