Força-Tarefa Inter-Regional em Franca

Meio ambiente é foco da fiscalização em 2018

Dando sequência à programação de sua Força-Tarefa Inter-Regional para 2018, o Crea-SP inicia nesta segunda-feira (11/06) nova etapa de fiscalização na região de Franca. As ações de fiscalização da Força-Tarefa atenderão, até o final de agosto, centenas de municípios nas 12 Regiões Administrativas do Conselho, num trabalho de campo realizado por 40 Agentes Fiscais,cujo foco principal serão as atividades relacionadas ao meio ambiente, em usinas de açúcar e álcool, extração de minérios, aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que podem causar prejuízos ambientais.

Ao centro, o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, presente na abertura de mais uma blitz

As equipes, formadas por 20 duplas, também estão fiscalizando atividades relacionadas à agronomia, como produção de sementes e mudas, armazenamento de produtos (silos), coleta de embalagens e cooperativas agrícolas, além de atividades de manutenção nas indústrias de grande porte (elétrica, mecânica, civil, automação, caldeiras, etc.), grandes empreendimentos em funcionamento, obras de grande porte e empreendimentos agrícolas.

O trabalho de orientação feito pelo Conselho junto aos representantes das empresas registradas consiste em reforçar preceitos que devem ser de conhecimento geral no meio: para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que os profissionais que atuam nos serviços contratados façam o registro de sua Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo sua participação técnica no empreendimento.

O trabalho da Força-Tarefa em 2018 começou no dia 16 de abril, com uma programação que alcançará as 12 regiões administrativas no Crea-SP. A primeira ação aconteceu em Adamantina, Presidente Prudente e Araçatuba, estendendo-se até o dia 21/04, com a participação de profissionais da 1ª Região Administrativa do Conselho. Também já foram atendidas as regiões de Sorocaba (Regionais de São Carlos e Itapeva), Assis e Guarujá (Regionais de Bertioga), concluindo-se a etapa de Franca na próxima sexta-feira (15/06). Ainda serão realizadas blitze na Capital e Grande São Paulo na semana de 18 a 22 de junhoem Rio Claro (Regional de Americana), de 16 a 20 de julho, e Votuporanga, de 06 a 10 de agosto. Os resultados parciais da fiscalização serão apresentados em reuniões do Colégio Regional de Inspetores ao longo do ano, sendo que a apresentação dos resultados finais está prevista para acontecer durante o Colégio Estadual de Inspetores, programado para novembro.

Todas as diligências estão sendo realizadas por 40 Agentes Fiscais que atuam em dupla. O Crea-SP está utilizando nas blitze de 2018 sua nova frota de veículos, monitorada por empresa terceirizada, iniciativa que deverá gerar uma economia de cerca de R$ 14 milhões em três anos.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCO/SUPCEV)