Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP realizou primeira etapa do Colégio Regional de Inspetores 2018

Agronomia e meio ambiente são prioridades da fiscalização neste ano

A primeira etapa do Colégio Regional de Inspetores em 2018 teve início na noite de sexta-feira, 18 de maio, em Adamantina, interior de São Paulo. Além dos profissionais locais, o encontro também reuniu inspetores de Araçatuba e Presidente Prudente, compreendendo toda a 1ª região administrativa do Crea-SP no estado. A reunião aconteceu na Biblioteca Municipal de Adamantina, e prosseguiu até sábado, 19, quando os participantes também estiveram concentrados no Centro Universitário de Adamantina – Unifai.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho. Suas reuniões têm os seguintes objetivos: 

  • Aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões; 

  • Realizar seminários, palestras, cursos e debates, traçando estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade; 

  • Promover a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores no desenvolvimento sustentável dos municípios.

No encontro, também foram apresentados os resultados da blitz de fiscalização realizada no mês de abril.

A mesa diretora da abertura do evento foi composta pelo Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; Prof. Marcio Cardim, Prefeito do Município de Adamantina; Dr. Eduardo Fiorillo, Presidente da Câmara Municipal de Adamantina; Val Dantas, Prefeito do Município de Mariápolis; Eng. André Luiz Borrasca, inspetor chefe do Crea-SP em Adamantina, representando todos os inspetores presentes; Eng. Mauro Montenegro, Conselheiro representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista, representando todos os Conselheiros presentes; Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, Vice-Presidente do Crea-SP; Eng. Edson Navarro, Diretor Administrativo do Crea-SP; Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez, Diretor Técnico do Crea-SP; Tec. Daniel Montagnoli Robles, Coordenador do Colégio de Entidades de São Paulo – CDER-SP; Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; e Eng. Osmar Rodrigues Junior, Gerente da 1ª Região Administrativa do Conselho.

Durante a cerimônia, foi concedido o título de Cidadão Adamantinense ao Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, que, na ocasião, recebeu a honraria das mãos do Vereador e Presidente da Câmara, Dr. Eduardo Rodrigues Fiorillo, autor do projeto de lei.

Em sua fala, o Eng. Vinicius Marchese destacou o aumento da fiscalização nos últimos anos e ressaltou que o trabalho dos inspetores reflete na proteção à vida das pessoas e à garantia de segurança da sociedade.

O Presidente ainda comentou a atual situação política do país: "a solução para a crise passa necessariamente pela nossa classe; muito se fala sobre os problemas do Brasil, mas nós, profissionais da área tecnológica, precisamos participar das discussões técnicas e discutir e propor soluções", concluiu o Eng. Vinicius.

Após o encerramento da cerimônia de abertura, o Presidente do Crea-SP atendeu à imprensa local.

O cerimonial foi conduzido pelo agente administrativo Edinaldo dos Santos.

Fiscalização: resultados e planejamento

No sábado, os inspetores da 1ª Região retornaram para a Biblioteca Municipal de Adamantina na parte da manhã. Os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação feita pelo Eng. Vinicius Marchese, Presidente do Crea-SP, a respeito dos números da fiscalização e as ações para intensificar essas atividades.

O Eng. Vinicius destacou o aumento das ações de fiscalização nos últimos anos, saltando de 37 mil, em 2016, para 120 mil, no ano seguinte. Além da quantidade, o Presidente do Crea-SP também ressaltou a diversificação das atividades. Em 2018, por exemplo, o foco das operações será em empreendimentos de Agronomia e Meio Ambiente.

Durante sua palestra, o Eng. Vinicius recebeu um Estudo de Viabilização de linha aérea no município de Dracena. O documento foi entregue pelo Inspetor Carlos Alberto Corciolli.

Na sequência, o Eng. Osmar Rodrigues Junior, Gerente Regional do Crea-SP, acompanhado do Eng. Lucas Tiveron Rodrigues, do Tecg. Ricardo Cury e da Tec. Cristiane Aquino Cabrioti Bernardo, respectivamente Chefes das Unidades de Adamantina, Araçatuba e Presidente Prudente, apresentou os resultados da blitz de fiscalização realizada em abril deste ano na região.

Foram realizadas na região 186 ações em 61 cidades, resultando em um total de 604 pessoas físicas e 718 pessoas jurídicas fiscalizadas, das quais 305 encontram-se em situação irregular.

O evento prosseguiu com apresentação da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias – CEEITE, proferida pelo Inspetor Fabio Reis, e palestra sobre meio ambiente, proferida pelo Eng. Agr. William Alvarenga Portela.

O encerramento do período da manhã foi realizado pelo Eng. Carlos Eduardo Vilhena Paiva, Vice-Presidente do Crea-SP (no centro da foto); Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização (terceira, da esquerda para a direita); Eng. Gumercindo Ferreira, Superintendente de Colegiados (segundo, da esquerda para a direita); e Eng. Osmar Rodrigues Junior, Gerente da GRE-1 (à esquerda da foto).

À tarde, os profissionais se dirigiram ao Centro Universitário de Adamantina – Unifai, dividindo-se em laboratórios específicos para cada uma das oito Câmaras Especializadas do Conselho.

Câmaras Especializadas de Agronomia...

...Geologia e Engenharia de Minas, Engenharia de Agrimensura...

...Engenharia Civil...

...Engenharia Elétrica...

...Engenharia Mecânica e Metalúrgica...

...e Engenharia Química.

A próxima etapa do Colégio Regional de Inspetores está prevista para os dias 8 e 9 de junho, reunindo a 10ª e 11ª regiões administrativas do Crea-SP no estado.

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCO/SUPCEV)

 
 

  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11