Presidente do Crea-SP participa de reunião na Prefeitura de Araraquara

No encontro Prefeito Edinho apresentou o Projeto Simplificado

A Prefeitura de Araraquara apresentou nesta quarta-feira (7) o “Projeto Simplificado”, projeto de lei que agiliza o prazo de aprovação de projetos de obras particulares, principalmente casas e edifícios residenciais. O documento será enviado à Câmara e será apreciado e votado pelos vereadores nos próximos dias. O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, participou da reunião em que o Prefeito Edinho apresentou o projeto para autoridades da região, como o presidente da Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – AAEAA, Eng. Luís Carlos Cambiaghi Zanella, e representantes da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, além do vice-prefeito e secretários municipais.

O prazo para aprovação ou manifestação de ajustes, que atualmente é de 30 dias, deve diminuir para 15 dias úteis. A conformidade do projeto às normas técnicas de construção e às disposições legais aplicáveis ao interior das edificações será de responsabilidade exclusiva do responsável pela obra.

“É um avanço na gestão, pois vai reduzir muito o prazo de espera da aprovação. Agradeço a todos os engenheiros e arquitetos da Prefeitura que participaram da elaboração do projeto de lei”, afirmou o prefeito.

Edinho ressaltou que a fiscalização continuará sendo feita ​da mesma forma. “Vamos aprovar de forma ágil, mas a fiscalização será rigorosa. Se estiver errado, não vamos dar o ‘habite-se’”, disse.

O presidente do Crea-SP elogiou a desburocratização que o projeto de lei proporciona. “É uma modernização da gestão. Araraquara vai virar um modelo para o Estado”, afirmou.

Para a secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, o projeto vai facilitar todo o processo. “Poucos municípios adotaram essa prática. Obrigado à nossa equipe pelo trabalho”.

Elias Chediek, representando a Câmara, lembrou que muitas atividades esbarram na burocracia, como abrir uma empresa, e elogiou a atitude da Prefeitura. “Quero parabenizar o Edinho e toda a sua equipe”, disse.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara.
Fotos: Celso Luís Gallo.