Crea-SP dá início ao Programa de Capacitação Eleitoral

Dez turmas com 751 multiplicadores preparam-se para as Eleições 2017

Na sexta-feira, capacitação de funcionários. No sábado, Inspetores.

Nesta sexta-feira (24) e no sábado (25) o Crea-SP, por meio de sua Comissão Eleitoral Regional – CER e seu Departamento de Informática, dá início ao Programa de Capacitação Eleitoral, visando à preparação de 751 funcionários e Inspetores para as Eleições 2017 do Sistema Confea/Crea/Mútua, que acontecem no dia 15 de dezembro.

O Programa se divide em três etapas e começa em Monte Alto, com a capacitação de funcionários de unidades da 3ª Região Administrativa do Conselho, e ainda da 8ª Região (unidades circunscritas à UGI Bauru), da 9ª Região (unidades de Catanduva, Votuporanga, Mirassol e das cidades circunscritas à UGI São José do Rio Preto) e da 10ª Região. No sábado 25 serão capacitados Inspetores que atuam nas mesmas regiões.

Nos dias 1º e 2 de dezembro a equipe da CER-SP se dirige a Adamantina, para a capacitação de turmas oriundas de outras regiões da GRE 8 (unidades circunscritas às UGIs Marília e Ourinhos) e da GRE 9 (unidades das regiões da UGI Jale, além da unidade de Fernandópolis.
Para garantir o bom andamento dos procedimentos eleitorais, as mesas receptoras serão compostas por colaboradores com experiência em eleições anteriores, constituindo-se de presidente, secretário, secretário adjunto e suplente, todos integrantes do Sistema Confea/Crea (em conformidade com o art. 29 da Resolução nº 1021/2007 do Confea).

Engª Lenita: foco na lisura e tranquilidade do processo eleitoral.

Segundo a coordenadora da CER-SP, Engenheira Civil Lenita Secco Brandão, “a organização deste pleito traz algumas vantagens em relação aos anteriores. É a primeira vez que o Conselho divide o processo de capacitação em três etapas, regionalizando a participação dos colaboradores. É também a primeira vez que fazemos a simulação dos procedimentos reais de controle da votação, utilizando os recursos de informática com maior precisão. Fora isso, o Crea-SP se preocupou em solicitar o apoio do o Ministério Público e da OAB. Com tais procedimentos, busca-se garantir a transparência e lisura que exige o processo eleitoral. Temos certeza de que experimentaremos uma evolução do nosso processo eleitoral”.

A composição da CER-SP, conforme a Decisão PL/SP nº 419/2017, é a seguinte:

– Coordenadora: Engª Lenita Secco Brandão; Coordenador Adjunto: Eng. Auro Doyle Sampaio; Membros Titulares: Engenheiros José Eduardo Abramides Testa, Hideraldo Rodrigues Gomes e Paulo Roberto Peneluppi; Membros Suplentes: Engenheiros Agnaldo Vendrame, Marco Antônio Silva de Faveri, Fernando Pierozzi D'Urso, Amaury Hernandes e Zeinar Hilsin Sondahl; Secretário: Eng. Carlos Martins Plentz.

A Equipe de Apoio da CER- SP é formada por Ademir Alves do Amaral, Adriana Bastos Leme, Alceu Penteado Navarro, André Militão da Silva, Antônio Luiz da Silva Gomes, Antônio D'Ávila Pereira, Djalma Campos Guimarães Filho, Joares Pereira de Souza, Juarez Suriani Bonfim, Kledson Cézar dos Santos Turra, Marcel Aparecido Farias Ramos, Sônia Maria de Azevedo Brito, Suzana Ângela da Silva Araújo e Walmir de Gois Nery Filho.

Também colaboraram na organização do evento as Superintendências de Fiscalização e de Comunicação e Eventos.

A CER-SP conta com a experiência de colaboradores em pleitos anteriores. Acima, Eng. Ademir: trinta anos em processos eleitorais.

Adriana, do Departamento de Informática: aplicação de recursos mais precisa.

O treinamento incorpora simulações de procedimentos reais da votação.

No sábado, a capacitação de Inspetores.

A exemplo do treinamento dos funcionários, Inspetores vivenciaram situações reais do processo eleitoral.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPCEV
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.