Equidade de Gênero e Raça em debate em SP

Comissão Temática busca selo da Presidência da República

Depois de Belém (PA), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG), foi a vez de São Paulo sediar a reunião ordinária da Comissão Temática Equidade de Gênero e Raça (CTeq), instituída pela Decisão Plenária nº 1333/2017 do Confea para coletar e estudar conteúdos que auxiliem o Conselho Federal a obter o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

A reunião aconteceu na Sede Angélica nos dias 9, 10 e 11 de novembro, com a presença dos seguintes membros da Comissão: Cons. Fed. Lúcio Antonio Ivar do Sul (coordenador-adjunto), Eng. Eletric. Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo, Eng. Eletric. Darlene Leitão e Silva e Eng. Agr. Eliana Silveira Collares; e da assistente técnica Dini Cardoso. A CTeq é coordenada pelo Cons. Fed. Inarê Roberto Rodrigues Poeta e Silva.

A ex-Conselheira Federal Ana Constantina falou aos participantes da reunião e defendeu a importância de criar uma agenda própria para a discussão de assuntos afetos ao grupo, já que as ações de inclusão beneficiam não apenas as mulheres, mas toda a humanidade.

As comissões temáticas têm por finalidade coletar e estudar temas específicos, de natureza continuada, objetivando subsidiar as comissões permanentes do Confea na discussão de temas relevantes que permeiam as profissões abrangidas pelo Sistema.

Selo Pró-Equidade

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Presidência da República consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. A adesão ao programa é voluntária.

Ao participar do programa, a empresa elabora a ficha perfil da organização e um plano de ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e raça dentro da organização.

A empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e socioambientais, e a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade racial e entre mulheres e homens.

O Confea conquistou o selo em 2015 e a criação da Comissão Temática também objetiva manter as ações que possibilitem sua obtenção em edições futuras.

A Diretora de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, participou da reunião da Comissão Temática e destacou que a obtenção do Selo Pró-Equidade também é um objetivo do Conselho paulista.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV