Crea-SP conclui treinamento em Americana

Mudanças no sistema de cobrança foram destacadas no sábado

Na foto acima, a partir da esquerda: o Vice-Presidente no exercício da Presidência, Engenheiro Edson Navarro; a Superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos; o Agente Fiscal Heber Pegas (UGI Leste); e a Gerente de Recursos Humanos, Edileide da Cruz Piñeiro. Gestores e corpo funcional unidos na busca pela excelência no atendimento.

No sábado, 21 de outubro, o Crea-SP concluiu em Americana a sexta etapa do seu Programa de Qualificação do Corpo Funcional, que já reuniu funcionários de 10 regiões administrativas para promover a padronização de procedimentos de suas atividades de atendimento e fiscalização.

A programação do segundo dia de treinamento iniciou-se com o assunto "Cobrança de Profissionais e Empresas", que foi apresentado pela Gerente do Departamento de Finanças, Andreia Bueno, acompanhada pela Agente Administrativa Nicoli Santos Pereira (Unidade de Finanças), na foto abaixo, a partir da direita.

A atualização cadastral dos profissionais registrados é um dos pontos que o Crea-SP enfatizará nos próximos meses. “Nossa estratégia para o início do ano é que a primeira cobrança só será enviada para quem estiver quite até 2017”, destaca Andreia, lembrando que, “tendo em vista todas as mudanças ocorridas este ano em decorrência das novas normas da Febraban, os custos com as despesas de serviços bancários aumentaram, o que fez com que repensássemos a questão da cobrança”.

Andreia ressalta que, no primeiro semestre deste ano, houve a devolução de 4% do total de boletos emitidos. “Pode parecer pouco, mas quando esses 4% são transformados em valor, isso representa mais de 50 mil reais, o que não é um valor pequeno”, diz.

Assim, os boletos de cobrança deixarão de ser enviados pelos Correios e os comunicados de débitos seguirão por e-mail, daí a necessidade de que os cadastros estejam atualizados. “Estamos recomendando aos funcionários que, sempre que fizerem um atendimento presencial ou por telefone, enfatizem junto aos profissionais a necessidade de manterem seus dados cadastrais atualizados”, ressalta Andreia, lembrando que, com a chegada do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, é fundamental integrar os procedimentos internos, reduzindo a quantidade de papéis em circulação.

Tendo participado de todos os treinamentos regionais realizados até agora, a Gerente de Finanças do Conselho vem considerando a experiência “muito gratificante. Esse contato com o público, com os nossos colegas do Interior, foi muito satisfatório para nós do Financeiro, inclusive operacionalmente; muitos não tinham noção, por exemplo, de que pagávamos para emitir boletos, ou de que o envio de um carnê também custaria muito mais. Quando há essa integração, você passa a conhecer as dificuldades que os outros colegas têm e, juntos, conseguem pensar em alternativas melhores”.

Pagamento via cartão de crédito

Uma das inovações trazidas pela área financeira para o treinamento de Americana foi a possibilidade dos profissionais pagarem suas taxas junto ao Crea-SP por meio de cartão de crédito.

“A expectativa é que essa opção já esteja disponível no início do ano que vem, inicialmente apenas para as Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs. Acreditamos que  esse novo meio de pagamento vai nos ajudar a diminuir a inadimplência”, ressalta Andreia.

A novidade está sendo desenvolvida pela área de Informática do Conselho em parceria com a Cielo e o Banco do Brasil, por meio de um aditamento de contrato. “A ideia é proporcionar ao profissional um retorno imediato do pagamento da ART, porque atualmente a confirmação desse pagamento só se dá no dia seguinte e, muitas vezes, o profissional tem pressa, precisa desse feedback imediato para, por exemplo, participar de uma licitação”, destaca, lembrando que, no cartão de crédito, os profissionais encontrarão outras alternativas, como parcelamentos.

SEI: os participantes do treinamento em Americana também receberam informações detalhadas sobre o Sistema Eletrônico de Informações com o apoio da Chefe da Unidade de Desenvolvimento, Adriana Bastos Leme (acima) e da Analista de Desenvolvimento Ivete Silva (abaixo).

Efetividades nos gastos

Para a Gerente de Finanças, é importante destacar para todos os profissionais que “embora o Crea-SP seja uma autarquia de regime especial, fazemos parte da administração pública, ou seja, temos que primar pelos princípios da legalidade, razoabilidade, impessoalidade. Os gastos têm que ser efetivos e públicos e, para isso, a lei da transparência é fundamental”.

“A gente especifica a contratação na medida em que temos orçamento pra isso, uma coisa está ligada à outra; se a gente não tem receita, não pode ter despesa”, ressalta, lembrando que “todo gasto é feito para melhorar os serviços oferecidos aos profissionais registrados, este deve sempre ser o foco do Conselho, afinal é para isso que o Crea-SP existe: auxiliá-los em sua trajetória profissional”.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV