Excelência em atendimento e fiscalização chega a Americana

Crea-SP treina equipes de sua 2ª região administrativa

Funcionários de mais de 130 municípios já foram reunidos para os treinamentos do programa de qualificação que o Conselho vem realizando em diferentes pontos do Estado para padronizar seus procedimentos de atendimento e fiscalização.

Nos dias 20 e 21 de outubro, foi a vez dos integrantes do corpo funcional da 2ª Região Administrativa reunirem-se no município de Americana para buscar a excelência em suas atividades.

A extensa programação do treinamento incluiu assuntos como direito administrativo, preenchimento de ART, registro e cobrança de profissionais e empresas, instrução de processos de fiscalização e implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

Na sexta-feira, 20, gestores do Conselho abriram a programação destacando a importância de regionalizar esses encontros como um fator essencial para a integração dos funcionários de diferentes partes do Estado (na foto abaixo, a partir da esquerda, a Superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos; o Assessor da Presidência, Eng. Gumercindo Ferreira; o Superintendente de Gestão de Recursos, Lourival Junior Franklin; e o Superintendente de Comunicação e Eventos, Gustavo Bertoni Rodrigues).

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Assessor da Presidência Adv. Leandro Sartori Molino, que enfatizou a questão do direito administrativo, transmitindo aos funcionários “onde o Crea-SP se situa no âmbito do serviço público federal, qual o motivo legal de sua existência e o quanto é importante apoiar o trabalho de fiscalização profissional realizado pelo Conselho”.

Ao longo de sua explanação, o advogado ressaltou importantes conceitos da administração pública, como “em qualquer atividade, a administração pública está estritamente vinculada à lei. Assim, se não houver previsão legal, nada pode ser feito” e, sobre a atuação do corpo funcional, “além de seguir o que a lei determina, deve o agente público pautar sua conduta na moral comum, fazendo o que for melhor e mais útil ao interesse público”.

Acima: os funcionários participaram ativamente do treinamento, expressando dúvidas e dando sugestões

A participação dos próprios funcionários como palestrantes tem sido o grande destaque dos treinamentos. O registro de profissionais foi o assunto trazido pelos agentes administrativos Ricardo Pessica Silveira (UOP Ituverava) e Maria Aparecida Queiroz (UGI Guarulhos), na foto abaixo.

Outros assuntos também foram destaque do treinamento: os agentes administrativos Dárcio Bezerra de Lima (UGI Registro) e Rita de Cássia da Cruz Silva (UGI Leste) falaram sobre o registro de empresas.

A Agente Administrativa Ana Carolina Moreira (UOP Mogi Mirim) detalhou o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica.

A Agente Administrativa Sueli Palarmido (UOP Descalvado) e o Agente Fiscal Fábio Vanderley Vieira (UOP Socorro) destacaram a instrução de processos de fiscalização.

Até o final de novembro, estão programados treinamentos para os funcionários da 5ª e da 7ª regiões administrativas. Além de Americana, o treinamento já reuniu funcionários em Monte Alto, Caraguatatuba, Assis, Adamantina e Rio Claro.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV