Programa de Qualificação do Quadro Funcional conclui terceira etapa

Treinamento aconteceu nos dias 22 e 23 em Assis

Nos dias 22 e 23 de setembro, sexta-feira e sábado, aconteceu a terceira etapa do Programa de Qualificação do Quadro Funcional do Crea-SP, na cidade de Assis, no interior paulista. Trinta e oito funcionários da 8ª região administrativa do Conselho participaram de treinamentos com o objetivo de orientar e padronizar procedimentos. O encontro aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e Região – Aeassis e no auditório do HD Plaza Hotel.

O conteúdo programático tem carga horária de aproximadamente 12 horas e é composto pelos seguintes assuntos: direito administrativo, preenchimento de ART, registro e cobrança de profissionais e empresas, instrução de processo SF e implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. O treinamento é ministrado pelos próprios funcionários do Crea-SP.

O Programa de Qualificação surgiu a partir de uma demanda identificada nos treinamentos realizados no fim do primeiro semestre de 2017, em Serra Negra.

Na abertura do evento, a Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização, destacou a presença dos funcionários do interior no comando dos treinamentos e incentivou a participação de todos durante o Programa de Qualificação. A Eng. Edith aproveitou ainda para lembrar dos seus 35 anos de Crea-SP e emocionou o público ao falar sobre superação e determinação.

Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, Assessor da Presidência, celebrou o fato do Crea-SP ter recuperado a eficiência em suas atividades e instigou os participantes a abrir a mente para abraçar as novidades que serão apresentadas e discutidas.

O Superintendente de Comunicação e Eventos, Gustavo Bertoni, ressaltou a sintonia e o entrosamento entre as diversas áreas do Conselho envolvidas no Programa de Qualificação, algo determinante para o sucesso das etapas realizadas até aqui.

A programação iniciou-se na manhã de sexta-feira com a palestra ministrada pelo Assessor da Presidência Dr. Leandro Molino, em que foram apresentados aos participantes conceitos básicos a respeito do Direito Administrativo aplicado às atividades cotidianas no Crea-SP.

Na sequência aconteceu o treinamento sobre Registro de Profissionais, ministrado pelos Agentes Administrativos Gilberto Gonzaga, da UGI Registro, e Maria Aparecida Queiroz, da UGI Guarulhos.

Retomando os trabalhos na tarde de sexta-feira, os Agentes Administrativos Cristiano Carlos Mariz Waster, da UGI Presidente Prudente, e Maria Eugênia da Costa, da UGI Santos, conduziram o treinamento com o tema de Registro de Empresas.

Dúvidas e dificuldades mais comuns referentes a preenchimento de ART foram discutidas durante a apresentação conduzida por Ana Carolina Moreira, da UOP Mogi Mirim.

Concluindo os trabalhos de sexta-feira, os Agentes Fiscais Kleber de Jesus Brunheira (foto), da UGI São Carlos, e Fábio Vanderlei Vieira, da UOP Socorro, abordaram o tema "Instrução de Processo SF".

A terceira etapa do Programa de Qualificação do Quadro Funcional continuou no sábado, 23, com os treinamentos sobre "Cobrança de Profissionais e Empresas" e "Implantação do SEI - Sistema Eletrônico de Informações", realizados no auditório do HD Plaza Hotel, no centro de Assis.

O Eng. Edson Navarro, Presidente em exercício, marcou presença no evento e parabenizou aos participantes pelo empenho e dedicação durante os treinamentos.

Edileide da Cruz Piñeiro, Gerente de Recursos Humanos, falou aos participantes sobre a importância do alinhamento e troca de conhecimentos em encontros como este para que o Crea-SP possa aperfeiçoar o atendimento aos profissionais, empresas e sociedade.

A programação do segundo dia de treinamentos iniciou-se com o assunto "Cobrança de Profissionais e Empresas", ministrado pela Gerente do Departamento de Finanças, Andreia Aparecida Bueno Coelho de Oliveira, acompanhada da Agente Administrativa Nicoli Sabrina de Oliveira Santos Pereira, da Unidade de Finanças.

Os treinamentos proporcionam aos funcionários a oportunidade de sanar dúvidas e padronizar o atendimento ao público.

Na sequência, os funcionários receberam treinamento para implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, promovido pelo Departamento de Informática do Crea-SP Além da Chefe da Unidade de Desenvolvimento, Adriana Bastos Leme, também participou da atividade a Analista de Desenvolvimento Ivete Silva. Agentes do Departamento Financeiro e das Superintendências de Fiscalização e de Colegiados também contribuíram com os trabalhos.

O objetivo do novo sistema é permitir o trâmite virtual de processos, garantindo mais agilidade e transparência às atividades do Crea-SP. A previsão é que o SEI esteja em funcionamento no Conselho ainda em 2017. Os funcionários entraram em contato com o novo sistema e suas funcionalidades, utilizando uma estrutura montada especialmente para este encontro.

A próxima etapa do Programa de Qualificação está prevista para os dias 29 e 30 de setembro, em Adamantina. Antes de Assis, também sediaram os treinamentos os municípios de Monte Alto e Caraguatatuba.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCO/SUPCEV)