Secretário de Energia e Mineração do Estado recebe o Crea-SP

Diretores do Conselho pedem apoio institucional para projeto de Educação a Distância

Encontro na Secretaria de Energia e Mineração do Estado reuniu (da esquerda para a direita) o Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Eng. Civil Dr. João Carlos de Souza Meirelles; o Diretor Administrativo do Crea-SP, Eng. Civil Carlos Eduardo de Paiva Vilhena; o Subsecretário de Mineração do Estado, Eng. José Jaime Sznelwar; e o Diretor Adjunto de Valorização Profissional do Crea-SP, Geólogo Prof. Dr. Sebastião Gomes de Carvalho

Na tarde da quarta-feira (16/08) o Diretor Administrativo do Crea-SP, Eng. Civil Carlos Eduardo de Paiva Vilhena, e o Diretor Adjunto de Valorização Profissional, Geólogo Prof. Dr. Sebastião Gomes de Carvalho, representando a Presidência do Conselho, estiveram em audiência com o Secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Dr. João Carlos de Souza Meirelles, engenheiro civil registrado no Crea-SP desde 1959. Os representantes do Conselho foram à Secretaria para apresentar um resumo do projeto Estimulando o Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica nas Engenharias”, para o qual solicitaram o apoio institucional do Governo do Estado. O projeto original encontra-se em fase final de redação no Crea-SP e sua conclusão dependerá de tratativas com instituições que possam atuar como parceiras – Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), Unesp, Centro Paula Souza, Sebrae, Fapesp, USP, Unicamp e outras.

O projeto Estimulando o Empreendedorismo e a Inovação Tecnológica nas Engenharias prevê, inicialmente, a formatação e oferecimento de cursos a distância (EAD), voltados para práticas sustentáveis de inovação tecnológica e empreendedorismo, apresentando ferramentas e modelos de negócios em módulos distintos e gratuitos, para todos os engenheiros registrados no Conselho e formandos de Engenharia no estado de São Paulo. Segundo o Diretor Adjunto de Valorização Profissional do Crea-SP, “esse projeto representa uma mudança de paradigma na administração do Conselho, pois além de preencher uma lacuna importante do conhecimento, pouco explorado pelas faculdades de Engenharia, vai contribuir para aprimorar a concepção dos nossos engenheiros em relação ao seu papel fiscalizador e as questões de atribuição profissional no atual cenário competitivo e globalizado”.

Sebastião Gomes de Carvalho lembrou ao Secretário de Estado que “o Brasil é o 13º país em produção de conhecimento, formando cerca de 25.000 engenheiros por ano”. Meirelles entende que se trata de um número muito aquém da necessidade e afirmou que “inovação sem engenharia não é nada. Por isso, em tese, damos total apoio a esse projeto”.

Após a apresentação do Crea-SP, o Secretário considerou o projeto “sintonizado com outras correntes de pensamento que apontam soluções para o desenvolvimento técnico da juventude que sai das faculdades” e citou recente entrevista concedida pelo economista Ricardo Henriques ao jornal Valor Econômico, em que declara: “Por falta de planejamento para  enfrentar os desafios tecnológicos e sociais do século XXI, parte expressiva  da nossa juventude, está condenada ao limbo da pirâmide social e corre o risco de ter uma atuação restrita (emprego) no setor informal, sem registro em carteira, com baixos salários, pobreza e sem condições de se inserir no mercado de trabalho do futuro, que é de natureza tecnológica”.

Meirelles: apoio incondicional ao Crea-SP

Preocupados com o tipo de carência citado na imprensa, os diretores do Crea-SP defenderam perante o Secretário de Energia e Mineração a importância da iniciativa com parceiros da área da inovação e do empreendedorismo, uma vez que o projeto de Educação a Distância é socialmente inclusivo, pois será disponibilizado para engenheiros e formandos de engenharia de todas as regiões do Estado.

Meirelles afirmou que irá apoiar incondicionalmente o projeto e que, após sua finalização, prometida ainda para 2017 ou início de 2018, fará questão de participar de seu lançamento e discursar no Plenário para agradecer em nome do Governo de São Paulo. “Afinal – concluiu –, o que vocês estão trazendo é uma oportunidade para o Estado participar de mais uma grande missão”.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPCEV
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.