Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP estuda criação de GT para incrementar Biblioteca

Proposta de conselheiro visa aumentar acervo físico e virtual


Segantine na Plenária de agosto: Biblioteca do Crea-SP merece apoio


Para quem não sabia, o Crea-SP tem, sim, uma Biblioteca. Trata-se, formalmente, da Biblioteca e Centro de Documentação que hoje funciona na sede mais antiga do Conselho, na Rua Nestor Pestana, 87, junto da UGI Centro, no tradicional bairro da Consolação, atendendo até o momento às necessidades de informação apenas de funcionários. Em sua versão digital, já atende à comunidade da área tecnológica no Brasil e no Exterior. Criada em dezembro de 2004, a Biblioteca do Crea-SP conta hoje com dezessete estantes para armazenar o acervo de livros diversos e doze para livros de registro profissional, dois computadores, uma impressora, seis armários de aço e uma mapoteca, tudo num espaço físico de cerca de 30m². É pouco, muito pouco para um Conselho de fiscalização profissional do tamanho e importância do Crea-SP.

Essa conclusão foi defendida ao final Reunião Plenária de agosto pelo conselheiro Eng. Civil Paulo César Lima Segantine e apoiada pelo Presidente em Exercício, Eng. Eletricista Edson Navarro, que conduzia a sessão. Ambos abraçaram a tese da necessidade de investimento institucional no setor, para ampliar seu acervo e instalações. Segundo Navarro, “o Crea-SP vai estudar a criação de um Grupo de Trabalho para cuidar do assunto”.


Na biblioteca física acervo diversificado, fruto de doações


UM ACERVO QUE MERECE CUIDADOS

Com a colaboração do único funcionário da área, André Maschietto, o Eng. Segantine preparou uma apresentação sobre o setor, com a intenção de sensibilizar os conselheiros para a causa da Biblioteca do Crea-SP. A ideia inicial, por ocasião de sua criação, era apenas dispor de um espaço interno para armazenar o acervo de publicações do Conselho, inclusive documentos históricos que remontam à época de instalação do Sistema. Naquele momento um acervo de publicações técnicas e do Sistema Confea/Crea encontrava-se disperso dentro do Conselho, espalhado por várias Unidades. Hoje a Biblioteca do Crea-SP conta com 9.085 itens, entre publicações técnicas e legislativas, livros de registro profissional, atas de reuniões de Câmaras Especializadas e outras peças históricas, algumas com mais de 80 anos de existência.

Além das publicações adquiridas pelo Crea-SP para atender necessidades de diversos departamentos, o acervo da Biblioteca recebe publicações – revistas e livros – doadas ao Conselho e geralmente encaminhadas ao setor pela Presidência e pelo Departamento de Comunicação. O acervo também é composto por publicações de outras áreas do conhecimento humano – esta parte doada pelos funcionários –, que atendem tanto demandas de trabalho como acadêmicas, fora aquelas inspiradas pelo próprio prazer da leitura. No primeiro semestre de 2017 a Biblioteca do Crea-SP efetuou mais de 200 empréstimos, solicitados por cerca de 100 usuários. Os assuntos mais consultados estão relacionados a atualidades, literatura nacional e estrangeira, legislação e publicações sobre bem-estar físico e mental (alimentação, autoajuda, psicologia, filosofia, etc.).


Na estante ao fundo, acervo histórico do Crea-SP


DIVULGAÇÃO E NECESSIDADES

A Biblioteca do Crea-SP divulga seu acervo por meio de um informativo que já chegou ao nº 82. Neste segundo semestre a divulgação também conta com a Revista Interna Crea-SP, editada em formato eletrônico pelo Departamento de Comunicação (SUPCEV) e disparada para todos os colaboradores do Conselho.

Em sua apresentação no Plenário Eng. Segantine divulgou as sugestões do setor para o aprimoramento de suas atividades, que incluem a ampliação do serviço prestado, ampliação do acervo e possível abertura para o público externo, incluindo aquisição de software de gerenciamento de biblioteca, mobiliário e outros equipamentos; adequação de área para processamento técnico de livros e publicações; e contratação de novos colaboradores.

O grande desafio no desenvolvimento da biblioteca física do Crea-SP é a definição quanto ao espaço que deve ocupar. O projeto de uma nova biblioteca para o Conselho prevê o seu funcionamento em local que seja ponto de referência na cidade de São Paulo, tanto para os funcionários como para profissionais e estudantes da área tecnológica, onde possam acontecer exposições, palestras, mostras de vídeo e cinema sobre Engenharia, lançamentos de livros técnicos e outras atividades que permitam a todos os usuários acesso à informação de qualidade, num local agradável e de fácil acesso.



Área de trabalho da Biblioteca do Crea-SP, ao lado da UGI Centro, na Sede Nestor Pestana 


A BIBLIOTECA DIGITAL

O projeto  da Biblioteca Digital do Crea-SP foi elaborado entre fevereiro e março de 2012 e disponibilizado entre março e junho do mesmo ano. O acervo da Biblioteca Digital do Crea-SP conta com 4.732 livros e periódicos, 72 publicações técnicas e oficiais, 17 teses e artigos, 80 relatórios de Câmaras Especializadas e Grupos de Trabalho, além de ter indicado 1.870 eventos e sugestões de leitura. Nos seus cinco anos de funcionamento a Biblioteca Digital registrou 63.788 acessos/ visitas, com 238.347 visualizações de página. Além do Brasil, usuários dos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Itália, China, Índia e de outros países não nominados acessaram a Biblioteca Digital. As cidades do Estado que mais acessaram o serviço foram São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos, Presidente Prudente, Sorocaba e São Bernardo do Campo, segundo o Google Analytics, em 28/06/2017.

Para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Biblioteca Digital o setor entende que é preciso:

– Ampliar o acervo de teses e de artigos técnicos, com a participação de Conselheiros de Instituições de Ensino, Pesquisadores e Acadêmicos, autores de livros e/ou artigos técnicos; incluir os trabalhos acadêmicos dos alunos agraciados com o Prêmio Crea-SP de Formação Profissional (artigos, monografias, etc.); firmar parceria com o Crea Jovem para a divulgação da Biblioteca Digital; com as Entidades de Classe para a divulgação e inclusão de seus informativos e eventos; com as Universidades, Faculdades e Instituições de Ensino da área tecnológica no estado de São Paulo (e, se possível, de outros estados) para divulgação e inclusão de suas publicações técnicas no acervo da Biblioteca Digital; contratar, para disseminação de conhecimento, editora especializada que possa, sob a supervisão do Departamento de Comunicação do Crea-SP, editar uma revista técnica em formato digital, com a participação de Conselheiros, Acadêmicos e Pesquisadores; criar melhores ferramentas de armazenamento do acervo e de busca de informação da Biblioteca Digital para melhor atender o pesquisador/ usuário, e reforçar a divulgação do acervo da Biblioteca Digital no Portal Crea-SP.
 

DIGITAL E DIFERENTE

Com um acervo de quase 5.000 publicações digitais e com mais de 238.000 visualizações de páginas, a Biblioteca Digital do Crea-SP já oferece a oportunidade de acesso ao conteúdo integral de publicações autorizadas, com uma média de inclusão de publicações de 200 itens mensais, diferente de boa parte das bibliotecas virtuais que apenas divulgam links de acesso ou conteúdo próprio. Mas, em se tratando de conteúdo inédito, “ainda temos pouco material” – informa André Maschietto. “Se houver maior envolvimento do Crea-SP e seus parceiros, será possível ampliar rapidamente nosso acervo digital”.

Segundo Maschietto, “nossa Biblioteca Digitaljá atende estudantes, profissionais e pesquisadores da área tecnológica, mas está aberta a novas contribuições”.  Os interessados – acadêmicos, estudantes e profissionais do mercado – podem encaminhar seus trabalhos, pesquisas e artigos técnicos para o e-mail biblioteca@creasp.org.br , visando a disponibilizar esse conhecimento. Basta enviar o conteúdo em formato PDF, acompanhado da autorização para publicação, informando nome completo, RG, CPF e telefone de contato dos autores.

Visite a Biblioteca Digital do Crea-SP :  http://www.creasp.org.br/biblioteca/



Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPCEV
Reportagem e fotos; Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: André Maschietto (conteúdo e fotos).

 


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11