Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Engenharia e meio ambiente

Presidente da CETESB ministrou palestra para conselheiros do Crea-SP



"Engenharia e Meio Ambiente - O papel da Agência Ambiental Paulista" foi o tema trazido pelo Fórum Conjunto das Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Crea-SP em 17 de agosto, na Sede Angélica, precedendo à Sessão Plenária do mês, sempre com o objetivo de promover o aprimoramento profissional e a renovação de conhecimentos para os integrantes do Plenário.

A mesa diretora do evento foi composta pelo palestrante e pelos Diretores Administrativo Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; de Educação, Eng. Quim. José Guilherme Pascoal de Souza; e de Entidades de Classe, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos



O tema foi abordado pelo Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Engenheiro Carlos Roberto dos Santos, que atua na área ambiental há 28 anos. Doutor em Ciências e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP, Carlos Roberto é especialista em Administração Industrial pela Escola Politécnica e Engenheiro Mecânico pela Universidade Braz Cubas. Por meio de concurso público, ingressou na CETESB, onde já atuou como Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental e ocupou cargos gerenciais e de assessoria.

O engenheiro iniciou a palestra destacando a “íntima relação do meio ambiente com a engenharia e sua ligação com a saúde da população”, visto que o papel da CETESB é “cumprir políticas públicas e fazer cumprir a lei ambiental, dentro da melhor tecnologia prática disponível”.

Segundo o palestrante, “a engenharia lá dentro funciona como médico e paciente: tem o laboratório, faço uma amostragem, faço um diagnóstico e o nosso agente de controle, um técnico, dá o seu parecer”.



O engenheiro também destacou a importância do registro profissional, no que foi aplaudido pelo público presente. “Quando se fala do profissional técnico atuando na assessoria, na perícia para o poder judiciário, precisamos de um profissional devidamente registrado, a CETESB compartilha dessa opinião e não é por que eu sou engenheiro”, ressaltou, acrescentando que “às vezes recebemos notificações de uma perícia feita por um profissional que não tem registro no Conselho, nunca trabalhou na área; faz a perícia e depois me ocupa por horas a fio para poder desmontar uma tese em que ele estava equivocado. Não estou dizendo que o registro no Conselho vai resolver esse problema, mas dá uma disciplinada. Passamos a exigir o registro profissional no devido Conselho de todos os nossos técnicos que fazem fiscalização e recebem projetos de engenharia para análise porque eu preciso que o profissional tenha uma formação adequada para ‘laudar’ e emitir um parecer em cima de determinada situação. Não é uma linha política, é uma linha técnica”.



O cerimonial foi conduzido por Edinaldo Santos, do Departamento de Marketing e Eventos do Conselho

O palestrante revelou que a CETESB está em tratativas para fazer um convênio com o Crea-SP “o bom convênio, o que sai do papel, o ideal, justamente para dar mais pujança nessa questão da fiscalização conjunta”.



O palestrante recebeu seu certificado das mãos do Vice-Presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Edson Navarro

Com 46 agências distribuídas em todo o Estado, a CETESB vem se adaptando às novas demandas ambientais, adotando uma gestão sob a ótica da sustentabilidade. Ao longo de quase cinco décadas de existência, busca desenvolver seu papel com uma equipe de técnicos qualificados e com larga experiência, garantindo ao Estado de São Paulo respeitabilidade na área ambiental, com expertise nas áreas de controle, fiscalização e monitoramento do ar, águas, solo e vegetação e licenciamento ambiental.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11