74ª SOEA - Belém do Pará

Embraer: Tecnologia em estado de arte

Neimar e Embraer: tecnologia de ponta para o orgulho nacional

Tecnologia Made in Brazil no Desenvolvimento de Aeronaves: esse foi o tema abordado pelo Engenheiro Naval Neimar Rogério Berti Vasconcellos em sua palestra sobre Tecnologia Aeronáutica ministrada na 74ª SOEA na tarde da quarta-feira, 9/08. Neimar tem Mestrado Científico em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e é Gerente Sênior de Engenharia Aeronáutica do Programa KC-390 da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, conhecida internacionalmente comoum conglomerado transnacional brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.

A apresentação do engenheiro da Embraer de fato não causou surpresas: a Embraer é de fato a cereja do bolo da aeronáutica brasileira, hoje reconhecida em mais de 70 países. Neimar informou que a empresa atende hoje mais de 100 companhias aéreas da aviação comercial, tendo produzidos cerca de 1.700 aeronaves do segmento. No campo da aviação executiva já são mais de 1000 aeronaves entregues e a qualidade no fornecimento de aviões para as Forças Armadas e para o agronegócio é motivo de orgulho nacional.

Segundo o palestrante, a Embraer pratica há décadas o desenvolvimento sustentável. Uma das ações que mais visam a produção de energia limpa envolve parcerias inovadoras na fabricação de biocombustível. Milhares de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento permeiam o dia a dia da empresa e as verbas destinadas a novos estudos chegam às centenas de milhões de reais. A empresa já registou mais de trezentas patentes e ganhou vários prêmios de inovação.

Voluntários atuam em programas educacionais e sociais e seu Código de Ética respeita o Pacto Global da ONU. Neimar dedicou atenção especial ao programa que gerencia na empresa – a fabricação do  KC-390, o maior avião já fabricado no Brasil. Seus diferenciais competitivos de melhor mobilidade, robustez, flexibilidade e manutenção o elevam à categoria de “tecnologia no estado da arte”, pronto a carregar mais em velocidades maiores, pousar em qualquer tipo de pista e condição ambiental, e atuar em causas humanitárias e emergenciais, como no combate a incêndios florestais e em ações de busca e resgate. A engenharia brasileira agradece e a imagem do Brasil sobe com a Embraer.

Neste link, leia a matéria da cerimônia de abertura do evento.

Neste link, leia a matéria "Agricultura na Amazônia".

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro – DCO/SUPCEV