Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP realizou última etapa dos Colégios Regionais de Inspetores

Evento em Marília reuniu cerca de 300 profissionais

Veja a galeria de fotos do evento na página do Crea-SP no Facebook

O Crea-SP realizou, nos dias 2 e 3 de junho, a sétima e última etapa do Colégio de Inspetores. O evento aconteceu na Universidade de Marília – Unimar, e reuniu cerca de 300 profissionais que atuam em dezenas de municípios nas regiões de Sorocaba, Itapeva, Ourinhos, Botucatu, Bauru e Marília. 

Esta etapa encerrou uma série de sete encontros regionais, realizados desde o mês de março nas cidades de Presidente Prudente, Mogi Mirim, Taubaté, Barretos, Araraquara e São José do Rio Preto. Os relatórios finais dessas ações serão apresentados no XVI Seminário Estadual de Fiscalização – SEFISC, nos dias 23 a 25 de junho, em Campos do Jordão.

A programação incluiu assuntos como “Fiscalização em Hospitais”, “O Confea e a Fiscalização” e oficinas nas Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAF) de municípios dessas regiões, além da apresentação dos resultados parciais das ações da Força Tarefa Inter-Regional realizadas nas regiões de Sorocaba, Bauru, Ourinhos e Marília.

Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP, concede entrevista à imprensa local antes do início do evento

Compuseram a mesa diretora da cerimônia de abertura, realizada na noite de sexta-feira, 2 de junho (da esquerda para a direita): Eng. Paulo Eduardo de Grava, Gerente Regional da 8ª Região – Bauru; Walter Ihoshi, Deputado Federal; Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; Eng. Claudia Ap. Ferreira Sornas Campos, Diretora de Entidades de Classe do Crea-SP; Delegado Wilson Alves Damasceno, Presidente da Câmara Municipal de Marília; Eng. José Gilberto Pereira de Campos, Assessor do Confea, representando o Eng. José Tadeu da Silva, Presidente do Confea; Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; Professora Mestre Fernanda Mesquita Serva, Pró-Reitora de Ação Comunitária, representando o magnífico reitor da Universidade de Marília - UNIMAR, Márcio Mesquita Serva; Daniel Alonso, Prefeito de Marília; Eng. Edson Navarro, Vice-Presidente do Crea-SP e Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região; Eng. Paulo Henrique de Mendonça Otoboni, Coordenador do Colégio Regional de Inspetores de Marília; e Eng. Rafael Arruda Janeiro, Gerente Regional da 11ª Região – Sorocaba.

A Professora Mestre Fernanda Mesquita Serva, Pró-Reitora de Ação Comunitária, declarou que a Unimar acredita no trabalho desenvolvido pelo Crea-SP e saudou os ex-alunos presentes: “nosso grande orgulho é encontrar uma série de egressos de nossa universidade em um evento como este”.

O Eng. José Gilberto, Assessor do Confea, destacou a importância do Colégio de Inspetores como elemento fundamental no fortalecimento da fiscalização e pediu apoio aos políticos presentes para as pautas do Confea em discussão no Congresso Nacional.

Daniel Alonso, Prefeito de Marília, enalteceu a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da área tecnológica: “precisamos crescer, mas com sustentabilidade, e vocês são os responsáveis por isso”.

Deputado Walter Ihoshi falou sobre a necessidade da atuação ética e responsável de todos, principalmente no momento pelo qual passa o país, e concluiu, dirigindo-se à plateia: “vocês fazem um trabalho excepcional, cumprindo todas as suas responsabilidades como profissionais”.

Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP, afirmou que os inspetores, junto dos fiscais e dos conselheiros, são elementos fundamentais para a fiscalização do Conselho, por seu conhecimento técnico, de mercado e da região onde atuam.

Durante a cerimônia de abertura, o Poder Legislativo do município de Marília, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Delegado Wilson Alves Damasceno, outorgou o título de Visitante Ilustre ao Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP. Acompanharam a entrega da homenagem os vereadores Marcos Rezende e Eng. Luiz Eduardo Nardi.

Profissionais reunidos durante a abertura do Colégio Regional de Inspetores - etapa Marília

Na abertura dos trabalhos de sábado, 3, compuseram a mesa diretora (da esquerda para a direita): Dr. José Alfredo de Araújo Sant’Ana, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo –Marília; Eng. Maria Edith Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez, Diretor Técnico do Crea-SP; Eng. José Tadeu da Silva, Presidente do Confea; Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; Eng. Edson Navarro, Vice-Presidente do Crea-SP e Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região; e Eng. Rodolfo More, Diretor Financeiro do Crea-SP.

O Eng. Ricardo Luiz Canova representou a todos os inspetores em ato simbólico ao receber sua carteira das mãos dos Presidentes do Confea, Eng. José Tadeu da Silva, e do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli.

Eng. Glauco Cortez celebrou a retomada da fiscalização no Crea-SP: “não podemos nos omitir, caso contrário seremos cobrados por isso no futuro; precisamos fortalecer a fiscalização”.

O Dr. José Alfredo de Araújo Sant’Ana, Promotor de Justiça e estudante de Engenharia, falou sobre a importância da mobilização da classe. “Engenheiros e demais profissionais da área tecnológica devem atuar com organização, planejamento e estratégia e não ter medo de obstáculos na hora de defender as prerrogativas dos engenheiros”, declarou. O Promotor encerrou sua fala defendendo um aumento no número de encontros regionais como este.

Eng. José Tadeu da Silva, Presidente do Confea, ressaltou a união da classe e lembrou que a fiscalização também é uma forma de valorização profissional.

O Eng. Vinicius Marchese Marinelli apresentou números da fiscalização e alertou sobre o número de empresas sem registro no Conselho.

Na sequência, o Eng. Rodolfo More proferiu palestra sobre “Engenharia Hospitalar” e apontou as principais atividades dos profissionais da área tecnológica dentro da área da saúde.

O Eng. José Tadeu da Silva, Presidente do Confea, acompanhado de seu Assessor, Eng. José Gilberto Pereira de Campos, apresentaram a atuação do Conselho Federal na fiscalização do exercício profissional.

Na parte da tarde, foram apresentados os resultados parciais das ações da Força Tarefa Inter-Regional realizadas nas regiões de Sorocaba, Itapeva, Botucatu, Bauru, Ourinhos e Marília. A apresentação ficou a cargo dos gerentes regionais Eng. Paulo Eduardo de Grava, da 8ª Região, e Eng. Rafael Arruda Janeiro, da 11ª Região.

Eng. Paulo Eduardo de Grava, Gerente Regional da GRE8: com 12.528 profissionais e 2.746 empresas registradas na região, foram fiscalizadas 1.737 atividades da área tecnológica durante blitz no mês de maio

Eng. Rafael Arruda Janeiro, Gerente Regional da GRE11: com 17.821 profissionais e 3.068 empresas registradas na região, foram fiscalizadas 2.578 atividades da área tecnológica durante blitz no mês de maio

Também foram realizadas as oficinas nas Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs) de municípios dessas regiões.

Compuseram a mesa de encerramento do Colégio Regional de Inspetores - etapa Marília (da esquerda para a direita): Tec. Marcio Rezende dos Santos, Chefe da UGI Ourinhos; Tecg. Iracema Kinue Shiomi, Chefe da UGI Itapeva; Eng. Rafael Arruda Janeiro, Gerente Regional da 11ª Região; Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização; Eng. José Gilberto Pereira de Campos, Assessor do Confea; Eng. Edson Navarro, Vice-Presidente do Crea-SP e Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região; Eng. Civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, Diretor Administrativo do Crea-SP; Eng. Paulo Eduardo de Grava, Gerente Regional da 8ª Região; Eng. Rafael Albieri Francisco, Chefe da UGI Marília; Tec. José Ribeiro de Abreu Filho, Chefe da UGI Sorocaba; e Tec. Cesar Dias Batista, Chefe da UGI Botucatu.

Ao final do evento, foram entregues as carteiras aos inspetores.

Sobre o Colégio de Inspetores

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente do Crea-SP, composto por Inspetores-Chefes, Inspetores e Inspetores Especiais e Presidente, para auxiliar nas diretrizes de Fiscalização do Conselho, com o objetivo de:

- Aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos, debates e outros eventos correlatos; discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Crea-SP;

- Discutir e propor ações que auxiliem na consolidação do processo de descentralização administrativa e financeira do Crea-SP; 

- Traçar diagnóstico da atuação das Inspetorias, das Unidades de Gestão de Inspetorias e das respectivas Unidades Operacionais;

- Traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, promovendo a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores, importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios;  e 

- Promover maior aproximação do Colégio de Inspetores com o Plenário do Crea-SP, como fórum agregador ético e parceiro.

Inspetores do Crea-SP, peças-chave na fiscalização do exercício profissional

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11