Cidade Natureza

Crea-SP inaugurou sua sede em Arujá

Em 19 de março, o Crea-SP inaugurou a sede da sua Unidade Operacional de Inspetoria em Arujá, localizada à rua Silvina de Camargo, 122, no centro da cidade.

A nova sede irá melhorar o atendimento aos profissionais e empresas da área tecnológica na região, fortalecendo as atividades do Crea-SP em suas regiões administrativas. Em Arujá, existem cerca de 70 empresas e 460 profissionais registrados no Crea-SP. Em toda a região, serão beneficiados quase 5 mil profissionais.

Participaram da cerimônia de descerramento da placa de inauguração o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori; o Prefeito Municipal de Arujá, Abel José Larini; o Presidente da Câmara, Vereador Abel Franco Larini; o Arq. Urb. Valdir Bergamini, Presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - Faeasp e Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de Ourinhos; o Eng. José Eduardo Victorino, Coordenador da União das Associações da Bacia do Alto Tietê – UNABAT e Presidente da Associação dos Técnicos, Tecnólogos, Engenheiros, Geólogos, Arquitetos e Agrônomos de Mairiporã; o Eng. Fábio de Jesus Julio, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arujá e Região; o Inspetor-chefe do Crea-SP em Arujá, Eng. Marco Vinicio de Melo Franco; o Vereador Eng. Júlio Taykan Yokoyama; o Presidente da OAB local, Celso do Prado Teixeira; o Vice-Prefeito de Arujá, Luiz Alves; o Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Jolindo Rennó; o Superintendente de Fiscalização, Eng. Ademir Alves do Amaral; o Gerente da 5ª Região, Eng. Nilton Roberto Peres Domingues; e a Eng. Keiko Obara Kurimori, Conselheira do Crea-SP e Presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas de São Paulo - Abea-SP; entre outras autoridades.

“Frequento Arujá há algum tempo. Alguns colegas abnegados iniciaram um trabalho de organização da categoria, acreditaram nessa possibilidade. Havia muito coração, muita vontade de organizar nossa categoria. Com essa sede, vamos abrigar o Crea-SP e a Associação local. Esse espaço vai ter um papel regional, não apenas para os profissionais do município. Vamos dar sustentabilidade financeira e fazer o trabalho de fiscalização”, destacou o Presidente Kurimori.

“Temos a obrigação de estar ao lado de vocês, afinal, tudo o que acontece aqui passa pelas mãos de vocês, engenheiros e arquitetos. Estamos muito felizes”, disse o Prefeito Abel Larini.

Presidente da Câmara Municipal, Vereador Abel Franco Larini

O município

Situado na região nordeste do Estado, às margens da Rodovia Presidente Dutra (eixo de ligação entre as duas principais cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro), o município está entre a zona do Alto Tietê e o Vale do Paraíba. Arujá possui, ao todo, uma área territorial de 97,7 km2. Deste total, 51 km2 estão sob proteção da Lei de Mananciais, que zela pela preservação ambiental. Em 1985, Arujá adotou o codinome "Cidade Natureza".

O cerimonial foi conduzido por Patrick Albuquerque Katayama, assessor da Presidência do Crea-SP

Homenagem da Associação local ao Presidente do Crea-SP

Homenagem à Eng. Keiko Kurimori

Homenagem da UNABAT ao Eng. Francisco Kurimori

Antes do início da cerimônia, os profissionais integrantes da União das Associações da Bacia do Alto Tietê – UNABAT estiveram reunidos na nova sede.

Rodoanel

No início deste mês, foram lançadas no município as obras do Trecho Norte do Rodoanel. A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. O projeto prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O Trecho Norte é uma rodovia “classe zero” (de alto padrão técnico e controle total de acesso), com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11 metros de largura e terá velocidade de 100 km/h. O Rodoanel Norte contemplará toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jorn. Perácio de Melo - DCO/SUPCEV