Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP realiza força-tarefa na Ceagesp

Foco da operação de fiscalização são as atividades ligadas à área de Agronomia

De 30 de novembro a 4 de dezembro, o Crea-SP realiza uma força-tarefa na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Capital paulista, com o intuito de fiscalizar o exercício profissional nas atividades da área de Agronomia desenvolvidas no local.

Após a reunião de abertura dos trabalhos na Unidade do Crea-SP da Zona Oeste, os 15 agentes fiscais envolvidos na ação seguem para o Entreposto Terminal São Paulo, maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e outros alimentos da América Latina, onde circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.

O objetivo da ação é verificar a regularidade das atividades de profissionais e empresas envolvidas no trabalho de conservação e rastreabilidade dos alimentos, da chegada dos produtos aos locais de armazenamento até a sua distribuição ao consumidor final. Além do quadro técnico de profissionais da Ceagesp, os agentes fiscais também farão o levantamento dos produtores de cada box e de prestadores de serviços como dedetização, manutenção de extintores e instalações.

Elo fundamental na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, a Ceagesp é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia e conta com duas unidades de negócios distribuídas em pontos estratégicos:  armazenagem (18 unidades em todo o Estado), com produtos à granel, como grãos, açúcar e pellets, agrícolas e industrializados; e entrepostagem (13 unidades de depósitos ou venda de mercadorias), com produtos como frutas, legumes, verduras, flores e pescados.

Dessa forma, a Companhia garante, de forma sustentável, a infraestrutura necessária para que atacadistas, varejistas, produtores rurais, cooperativas, importadores, exportadores e agroindústrias desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados. Ao todo, a Ceagesp recebe produtos de 1.500 municípios, 22 estados brasileiros e 19 países, somando um volume anual de 3,4 milhões de toneladas.

Câmara Especializada de Agronomia

A ação na Ceagesp foi uma recomendação da Câmara Especializada de Agronomia – CEA, que, assim como os demais órgãos decisórios da estrutura básica do Crea-SP, elabora anualmente um plano de trabalho com as prioridades de fiscalização em seu campo de atuação.

Questões como sustentabilidade e segurança também determinam as ações de fiscalização do Crea-SP quando o assunto são as modalidades profissionais que compõem a CEA. Além dos engenheiros agrônomos, profissionais como os engenheiros de alimentos também são responsáveis pela segurança sanitária da população, atuando na produção de alimentos, na conservação e no controle de qualidade dos alimentos que ajudam a produzir. Em plena pandemia de Covid-19, assuntos como a manipulação e a higienização desses produtos ganham espaço nos noticiários e geram dúvidas por parte da população.

Para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo sua participação técnica no empreendimento.

"Esta ação de fiscalização visa coibir a atuação de pessoas não habilitadas na execução de atividades inerentes às profissões da área de Agronomia para, assim, garantir a segurança da população", esclarece o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli.

Segundo o engenheiro, a operação realizada na Ceagesp servirá de modelo para outras ações a serem realizadas em entrepostos e armazéns em outros municípios.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Colaboração: UGI Oeste (fotos)

Links Relacionados


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811