Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP conclui terceira etapa do Colégio Regional de Inspetores do ano

Resultados da fiscalização apresentados em Ribeirão Preto superaram as expectativas

Cerca de 300 inspetores e outros profissionais participaram da terceira reunião do CRI em 2019

O Crea-SP realizou na noite desta sexta-feira 10/05, nas dependências da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – AEAARP, em Ribeirão Preto, a terceira reunião do ano do Colégio Regional de Inspetores, como parte do programa preparatório para o Colégio Estadual de Inspetores, que acontecerá em agosto. O objetivo do evento foi apresentar os resultados da terceira ação de fiscalização realizada pela Força-Tarefa do Conselho em 2019 (veja a íntegra da apresentação no link abaixo), realizada de 18 a 22 de março, abrangendo municípios das 3ª e 10ª Regiões Administrativas do Crea-SP, com sedes em Ribeirão Preto e Araraquara respectivamente. Outras ações do gênero já foram realizadas pela Força-Tarefa do Crea-SP nos últimos três meses em municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto (de 11/02 a 15/02), Garça e São Roque (de 25/02 a 01/03), Campinas e Limeira (de 1º a 5 de abril) e das regiões de Peruíbe e Cajamar (de 22 a 26/04).

 

Para acessar a íntegra da apresentação dos resultados da fiscalização regional, clique aqui.



O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho. Um dos objetivos das suas reuniões é o de promover a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores no desenvolvimento sustentável dos municípios.

Na semana que vem (de 13 a 17 de maio) a Força-Tarefa do Conselho estará atuando em sua sexta e última etapa no semestre, com diligências em cerca de 80 municípios das regiões de Taubaté e Santo André (Grande ABCD).

 

Compuseram a mesa diretora do evento (na foto acima, da esquerda para a direita) o Gerente Regional da 3ª Região Administrativa do Crea-SP, Eng. Araken Seror Mutran; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos; o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. Marcio de Almeida Pernambuco; o Inspetor Chefe da Comissão Auxiliar de Fiscalização de Ribeirão Preto, Eng. Wilson Luiz Laguna; o Prefeito do Município de Ribeirão Preto, Eng. Agrônomo Antônio Duarte Nogueira Júnior; o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Professor Engenheiro Antonio Carlos Naccarato, representando a reitoria da Universidade Paulista UNIP -Ribeirão Preto; o Presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto e Conselheiro do Crea-SP, Eng. Giulio Roberto Azevedo Prado; o Coordenador da Comissão Especial Organizadora Regional do Congresso Estadual de Profissionais, Eng. Clovis Savio Simões de Paula; e o Coordenador da União das Associações Centro Norte – UNACEN, Eng. Wellington Porto.

Para o primeiro semestre de 2019 o Crea-SP definiu como foco de sua fiscalização as condições do exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e das chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

Como anfitriões do encontro, a Associação de Profissionais local proporcionou aos presentes audiência do coral "Som Geométrico" (foto acima), sob a regência da engenheira e maestrina Regina Foresti, com a execução do Hino Nacional e do Hino a Ribeirão Preto.

Em breve pronunciamento, o prefeito de Ribeirão Preto, Eng. Duarte Nogueira (foto acima), afirmou que “a Engenharia é a atividade profissional que sempre apresenta os resultados mais objetivos”. O prefeito ainda declarou que “o Crea-SP deve contar com seus tradicionais parceiros na atividade pública e perseverar na liderança das instituições da área tecnológica”.

Destacando a excelência dos resultados da força-tarefa logo nos primeiros encontros regionais, o presidente do Crea-SP (foto acima, durante seu pronunciamento) elogiou iniciativa que caminham na mesma direção, como a da Associação de Ribeirão Preto, que “reuniu 34 prefeitos da região para discutir soluções da Engenharia e da Agronomia para a alavancagem do desenvolvimento brasileiro”. “Atitudes como essa – lembrou o presidente do Crea-SP – nos fazem refletir sobre como nos recuperar do atraso nas obras de infraestrutura”. “Essa recuperação – disse Vinicius – só poderá acontecer por meio da Engenharia. E é hora de nos perguntarmos: estamos preparados para esse momento”? Segundo o presidente do Crea-SP, “estamos preparados, sim, mas dependemos do sucesso da nossa articulação com os poderes públicos”.

Quanto à apresentação dos resultados da fiscalização regional, Vinicius enalteceu o trabalho dos Agentes Fiscais do Conselho e disse que novas estratégias de fiscalização estão sendo postas em prática diuturnamente, citando como exemplo o trabalho de relacionamento com as 10 empresas da área que mais atendem às recomendações técnicas e éticas do Sistema Confea/Crea. “Isso faz parte de um projeto de modernizar o Conselho, de trazê-lo para os dias de hoje, aplicando internamente tecnologias compatíveis com o mercado da nossa Engrenharia”. 

“Precisamos resgatar a importância da nossa profissão para a retomada do crescimento brasileiro” – concluiu Vinicius, destacando que esse compromisso de sua gestão pode ser cumprido com a colaboração de todos, principalmente “com o interesse das Entidades de Classe na composição de orçamentos que propiciem enfrentar com determinação esses desafios” .

Presidente Vinicius concedendo entrevista à equipe de jornalismo da RedeTV local. O evento teve transmissão direta via web pelo SBT 


Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP - DCEV
Reportagem e fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Claudio Porto - Estagiário de Jornalismo.

Links Relacionados


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11