Crea-SP visita SPTuris para fiscalização do carnaval paulistano

Presidente recebeu da Liga das Escolas ARTs de montagem de carros alegóricos

Crea-SP e SPTuris estudam possibilidade de fiscalização do exercício profissional em todos os grandes eventos da agenda paulistana

Na tarde da segunda-feira, 25, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, esteve em visita à SPTuris, onde foi recebido pelo diretor das áreas de Turismo e Eventos e Marketing da empresa, Frederico Rozanski. Também estiveram presentes na reunião o gerente da 6ª e 7ª Regiões Administrativas do Crea-SP e gerente Operacional em Exercício, Eng. Kledson Cézar dos Santos Turra; o superintendente de Comunicação e Eventos do Crea-SP, Gustavo Bertoni; o coordenador de Gestão de Empreendimentos da SPTuris, Eng. Jeová Gomes da Silva Junior; e o coordenador de Eventos da SPTuris, Reynold Itiki.

Durante o encontro o presidente do Conselho (foto acima, à esquerda) recebeu das mãos do diretor da SPTuris e do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira (ambos na foto acima), uma relação de Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs referentes aos projetos e montagens das estruturas dos carros alegóricos e demais alegorias utilizadas pela agremiação em seu desfile em 2019. Neste ano, por força do Regulamento Oficial dos Grupos Especial e de Acesso da Liga, as 34 escolas de samba que desfilarão no Sambódromo do Anhembi foram obrigadas a apresentar, até 1º de fevereiro, as mencionadas ARTs, a maioria relativa a serviços prestados nas áreas das Engenharias Mecânica e Elétrica, para não perder 0,5 ponto no julgamento do “item das obrigações jurídicas de segurança”, conforme o artigo 15 do documento.

Segundo salienta Paulo Sérgio Ferreira, “nossa associação tem como premissa colaborar, no que for necessário, com os órgãos públicos e com o Poder Judiciário, em todas suas esferas, cumprindo todas as determinações emanadas dos mesmos, dentro da absoluta legalidade, e com essa iniciativa o carnaval de São Paulo evolui mais um pouco”.

Durante o encontro o presidente Vinicius destacou, como fator atrativo de parcerias, a alta capilaridade do Crea-SP, com unidades instaladas em quase todos os municípios e mais de 2.000 inspetores atuando em todo o Estado, ainda recomendando aos órgãos públicos que “se conscientizem quanto a indicar responsáveis técnicos, registrados e habilitados pelo Conselho, para a assinatura dos serviços que prestam nas áreas da Engenharia e Agronomia, garantindo melhor qualidade dos mesmos e mais segurança e economia para toda a sociedade”.

Visitantes e dirigentes da SPTuris na visita ao Sambódromo

Após a reunião, em que ainda se discutiu o prosseguimento e a ampliação da parceria com a empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo, o Eng. Vinicius e comitiva visitaram as instalações do sambódromo onde se encontram os carros alegóricos.

As ações conjuntas entre Crea-SP e SPTuris no carnaval de São Paulo acontecem desde 2017, quando o Conselho também empreendeu fiscalização em outros grandes eventos da cidade, como o GP Brasil de Fórmula 1 e o Festival Lollapalooza. O Eng. Vinicius destacou que a aproximação do Conselho com o poder público contribui para a expansão e eficiência dos trabalhos de ambos, o que garante a presença de profissionais habilitados em atividades da área tecnológica e, principalmente, mais segurança para a sociedade.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP - DCEV
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Fotos: Jorn. Guilherme Monteiro.