Crea-SP dá início a novo programa de fiscalização

Águas subterrâneas, indústrias, barragens e hospitais estão na pauta em 2019

Reunião de trabalho no lançamento da Força-Tarefa em Araçatuba

No dia 11 de fevereiro o Crea-SP deu início a um novo programa de fiscalização cujo formato já se consolidou nos últimos anos, com a realização de ações em centenas de municípios do Estado, por uma força-tarefa composta de 20 duplas de Agentes Fiscais oriundos de todas as Regiões Administrativas do Conselho. Neste ano a força-tarefa do Crea-SP está fiscalizando o exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e as chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos), além de estabelecimentos hospitalares.

Preleção aos Agentes Fiscais no lançamento das ações de fiscalização em São José do Rio Preto

O lançamento da primeira ação de fiscalização do ano aconteceu simultaneamente nas cidades de Araçatuba e São José do Rio Preto, estendendo-se até o dia 15 de fevereiro, em uma ação que abrangeu mais de 40 municípios das duas regiões. Os resultados dessa primeira semana de fiscalização serão apresentados na 1ª Etapa do Colégio Regional de Inspetores 2019, a ser realizada também em Araçatuba, nos dias 5 e 6 de abril, simultaneamente ao Congresso Regional de Profissionais – CRP, na primeira das etapas preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecem no Sistema Confea/Crea a cada três anos.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, lembra que, “nos últimos dois anos, já vínhamos fiscalizando algumas dessas atividades, como as dos estabelecimentos de saúde públicos e privados e seus equipamentos médico-hospitalares, além de outras que pudessem prejudicar o meio ambiente, em usinas de açúcar e álcool, empresas de extração de minérios, poços artesianos, aterros sanitários, indústrias e empreendimentos da área agronômica, como a produção de sementes e mudas, armazenamento e coleta de embalagens".

"Também dedicamos - destaca Vinicius - especial atenção aos grandes empreendimentos e obras de grande porte, parques de diversões e outros locais de entretenimento, e ainda as concessionárias de serviços públicos. O que estamos fazendo em 2019 é a continuidade de um planejamento que iniciamos nos primeiros dias da nossa gestão".

VEJA, ABAIXO, O CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS AÇÕES E EVENTOS DE FISCALIZAÇÃO.

ABREVIATURAS:

CRI / CRP (4) GRE02 e GRE12 AMERICANA 24 e 25/5
CRI / CRP (5) GRE04 e GRE05 PRAIA GRANDE 14 e 15/6
CRI / CRP (6) GRE06 e GRE07 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 5/7 e 6/7

As ações da Força-Tarefa devem contemplar segmentos de todas as Câmaras Especializadas do Conselho (Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Segurança do Trabalho e Geologia e Engenharia de Minas) e visam à cobertura do maior número de municípios possível, para maior amplitude das ações fiscalizatórias.

Segundo o projeto de fiscalização, “as ações têm por finalidade reduzir a ocorrência do exercício ilegal da profissão e outras irregularidades, praticadas tanto por leigos como por empresas e profissionais vinculados ao Sistema, aplicando-se as ações punitivas conforme o caso.

Em função de peculiaridades locais, a Força-Tarefa também levará em consideração as orientações dos gestores de cada uma das doze Regionais do Conselho, no sentido de identificar outros segmentos contemplados nos Planos de Fiscalização de cada Câmara Especializada para o exercício de 2019, principalmente das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas e de Engenharia Química.

VEJA, A SEGUIR, REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE ALGUMAS DILIGÊNCIAS:

Prefeitura de Narandiba

Psicultura em Panorama

Porto de Areia em Indiana

Prefeitura de Sud Menucci

Prefeitura de Tupã

Usina de Taquaruçu, em Sandovalina

Santa Casa de Dracena

Usina Hidrelétrica Capivara, em Taciba

Usina de Três Irmãos, em Andradina

Barragem de Barra Bonita

Santa Casa de Jales

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos – Crea-SP
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Claudio Porto - Estagiário de Jornalismo.