Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Viaduto cede na Marginal Pinheiros

Fiscalização do Crea-SP acompanha desdobramentos de sinistro

Um viaduto cedeu e provocou a interdição do trânsito na pista expressa da Marginal Pinheiros, próximo ao Parque Villa-Lobos, por volta das 3h30 da madrugada da quinta-feira, 15 de novembro.

De acordo com a Defesa Civil, as placas do viaduto sofreram uma grande dilatação. O descolamento entre as partes da estrutura provocou um desnível e formou uma espécie de "degrau" de quase dois metros no viaduto.

Assim que tomou conhecimento da ocorrência, a área de Fiscalização do Conselho já passou a tomar as providências necessárias na sua esfera de atuação. "Em ocorrências dessa natureza, que atingem a estrutura das chamadas 'obras de arte' de engenharia, como é o caso de viadutos e pontes, o Crea-SP coleta dados sobre os responsáveis técnicos pelas eventuais manutenções feitas no local, bem como sobre a existência da ART para a sua realização. Junto às informações obtidas por meio dos laudos emitidos pelos órgãos que realizaram perícia no local, o Conselho instaura um procedimento administrativo para apurar a responsabilidade pelo ocorrido, garantindo o cumprimento da legislação", ressalta o Presidente do Conselho, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

O Crea-SP está preocupado com as condições de conservação das inúmeras obras de arte espalhadas por todo o Estado. "Muitas dessas obras foram construídas há décadas e fica evidente, em casos como este, que necessitam de manutenção permanente e não de intervenções de emergência", diz o Engenheiro Vinicius Marchese, destacando que, com essa finalidade, o Conselho já está planejando uma ação para intensificar um trabalho junto aos órgãos públicos para verificar se essas obras têm passado por manutenção e se as empresas contratadas para sua execução possuem profissionais devidamente habilitados como responsáveis técnicos pelos serviços. 

Para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo sua participação técnica no empreendimento.

Uma equipe do Conselho esteve no local para verificar pessoalmente as condições físicas e conversar com as autoridades competentes. Na ocasião, o Gerente da 5ª Região Administrativa do Crea-SP, Engenheiro Marcelo Bruni, reuniu-se com o Presidente da CET, os Secretários Municipais de Prefeituras Regionais e de Infraestrutura Urbana e Obras e com a equipe da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. No momento, os órgãos responsáveis estão definindo uma operação de desvio que não comprometa a mobilidade na região, mesmo em período de feriado.

O Crea-SP continua acompanhando os trabalhos na região, colocando a expertise de seu corpo técnico à disposição das equipes envolvidas no levantamento das informações.

Saiba mais sobre o ocorrido em:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/parte-de-viaduto-da-marginal-pinheiros-cede-e-bloqueia-pista-expressa.shtml

https://www.poder360.com.br/brasil/viaduto-cede-e-forma-degrau-de-2-metros-na-marginal-pinheiro-em-sao-paulo/

https://massanews.com/noticias/brasil/viaduto-cede-e-interdita-transito-na-marginal-pinheiros-z5Wd3.html

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos, com informações e fotos da Superintendência de Fiscalização do Crea-SP


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11