Colégio de Inspetores chegou à sua 7ª edição

Votuporanga sediou última etapa regional

O Crea-SP encerrou em Votuporanga no sábado, 29 de setembro, a sétima etapa regional do Colégio de Inspetores, com reuniões iniciadas no mês de maio, em Adamantina, e realizadas na sequência nos municípios de Sorocaba, Guarujá, Assis, Franca e Rio Claro.

A solenidade de abertura aconteceu na sexta, 28, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo daquele município paulista. A mesa diretora foi composta pelo Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga – SEARVO e Diretor Administrativo do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia – IPEEA, Eng. Mamede Abou Dehn Junior; o Reitor do Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV e Conselheiro do Crea-SP, Prof. Dr. Eng. Rogério Rocha Matarucco; o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez; a Superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Maria Edith dos Santos; a Inspetora do Crea-SP em Votuporanga, Eng. Vanda Aparecida Bazzo; o Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto, Eng. Benito Saes Junior, representando o Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP; e o Gerente da GRE-9, Eng. José Paulo Saes.

“Nosso foco hoje é a fiscalização e graças ao trabalho dos inspetores estamos atingindo excelentes índices, que são referência em todo o Sistema”, disse o Engenheiro Vinicius, destacando que, até a presente data, o Crea-SP já atingiu o recorde de 127 mil atividades de fiscalização realizadas no ano (nos 12 meses de 2017, foram 120 mil). “Nosso desafio agora, de superar esses números, só será possível por meio da intensificação das parcerias com outros órgãos”, explicou.

Na ocasião, Crea-SP e UNIFEV firmaram uma parceria para oferecer oportunidades de aperfeiçoamento aos profissionais registrados. “Todos os profissionais adimplentes com o Conselho terão desconto nos cursos de pós e MBA oferecidos pela instituição”, destacou o Presidente do Crea-SP.

Acima: Presidente do Crea-SP é entrevistado pela Imprensa local

No sábado, os trabalhos prosseguiram no campus da UNIFEV, com a apresentação dos resultados das mais recentes ações de fiscalização realizadas na 9ª Região Administrativa do Conselho, relativas às condições de meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, na extração de minérios e em aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que possam causar prejuízos ambientais. Os resultados referem-se a blitze realizadas em agosto em municípios daquela região.

O trabalho realizado nas blitze e os resultados das ações de fiscalização foram apresentados pelo Diretor Técnico Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez; o Gerente da GRE-9, Eng. José Paulo Saes; o Chefe da UGI São José do Rio Preto, Eng. André Grissi; e o Chefe da UGI Jales, Eng. Agnaldo Vendrame.

Os inspetores acompanharam palestras sobre empreendedorismo, inovação tecnológica e meio ambiente, e também participaram de laboratórios com as oito Câmaras Especializadas do Conselho para apresentação dos respectivos planos de fiscalização.

As palestras foram proferidas pelo Inspetor de São José do Rio Preto, Eng. Fábio Henrique dos Reis, e pelo Conselheiro Geol. Sebastião Gomes de Carvalho.

O Colégio de Inspetores é um fórum permanente composto por inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes da fiscalização profissional do Conselho, aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões em matéria de fiscalização do exercício profissional.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP – DCEV

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV