Colégio de Inspetores: penúltima etapa regional em Rio Claro

Blitz de fiscalização englobou mais de 2.500 atividades técnicas

As atividades do Colégio Regional de Inspetores do Crea-SP para este ano chegaram à sua sexta etapa em Rio Claro, reunindo, além dos profissionais do município sede, inspetores, agentes fiscais, conselheiros e gestores das regiões de Americana, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Mogi Guaçu, cidades que integram as 2ª e 12ª Regiões Administrativas do Conselho. O encontro aconteceu em 31/08 e 1/09 no Instituto de Geociências da Unesp.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho; aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos e debates; e traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, promovendo a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

No sábado, 1 de setembro, os trabalhos foram iniciados com a apresentação feita pela Diretora Financeira Adjunta do Crea-SP, Engenheira Lenita Secco Brandão, a respeito dos números da fiscalização e as ações para intensificar essas atividades.

A Diretora destacou o aumento das ações de fiscalização nos últimos anos, saltando de 37 mil, em 2016, para 120 mil, no ano seguinte. Até o meio do ano foram 65 mil atividades em 2018, com a previsão de chegar em 140 mil atividades até dezembro. Além da quantidade, a engenheira também ressaltou a diversificação das atividades. Em 2018, por exemplo, o foco das operações está nos empreendimentos de Agronomia e Meio Ambiente.

Lenita ressaltou que todo o trabalho de fiscalização é acompanhado por uma equipe de 129 fiscais e cerca de 1.600 inspetores (15% desse total concentrado nas regiões de Campinas e Jundiaí).

Na GRE2, foram 193 segmentos visitados, num total de 2.121 atividades técnicas, 1.761 pessoas físicas fiscalizadas e 986 jurídicas. Na GRE12, foram 108 segmentos visitados, 582 pessoas físicas, 590 jurídicas e 405 atividades técnicas.

Na sequência, o Gerente da GRE-2, Eng. Valdir Zarpelon Junior, apresentou os resultados da blitz de fiscalização realizada em julho nos municípios de Aguaí, Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Gertrudes, São João da Boa Vista, São Pedro, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e no próprio munícipio de Rio Claro.

40 fiscais foram envolvidos na ação, trabalhando em duplas, e visitaram 300 empresas, com foco nos assuntos relativos às condições de meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, na extração de minérios e em aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que possam causar prejuízos ambientais.

Na GRE2, foram identificados 1.761 profissionais da área tecnológica e 986 empresas. Na GRE12, 582 profissionais e 590 empresas. A situação relativa a números de registro continua em apuração nessas regiões.

O Inspetor de São José do Rio Preto, Eng. Fábio Henrique dos Reis, falou sobre a Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, que tem como foco de estudo a valorização profissional por meio do compartilhamento de conhecimento.

Meio ambiente foi o tema da palestra apresentada pelo Conselheiro do Crea SP, Geólogo Sebastião Gomes de Carvalho, denominada “Material particulado e qualidade do ar no Polo Cerâmico de Santa Gertrudes”.

No período da tarde, os profissionais dividiram-se em sete salas por Câmara Especializada (os membros da CEEST integraram-se às outras turmas) para discutir planos de fiscalização.

Confira como foi a cerimônia de abertura do evento neste link.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCEV/SUPCEV