Aberta a sexta etapa do Colégio de Inspetores em Rio Claro

Unesp sedia encontro regional nesta sexta e sábado

Até sábado, 1 de setembro, o Crea-SP realiza em Rio Claro o sexto encontro do Colégio Regional de Inspetores no ano de 2018.

A cerimônia de abertura aconteceu na sexta, 31 de agosto, no auditório do Instituto de Geociências da Unesp daquele município paulista.

Compuseram o dispositivo de honra o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP Campus Rio Claro, Prof. Dr. Geólogo José Alexandre de Jesus Perinotto; o Secretário Municipal de Governo, Eng. Francesco Rotolo; o Secretário Municipal de Obras, Eng. Paulo Roberto de Lima; a Diretora Financeira Adjunta do Crea-SP, Eng. Lenita Secco Brandão; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos; a Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Geólogos de Rio Claro, Eng. Lígia Marta Mackey; o Inspetor Chefe do Crea-SP em Rio Claro, Eng. Ricardo D’Urso Saavedra, representando todos os inspetores presentes; o Gerente da 2ª Região, Eng. Valdir Zarpelon Junior; e o Conselheiro do Crea-SP, Eng. Fernando Pierozzi D’Urso.

O Diretor da Unesp destacou: “Receber este evento em nossa casa é  uma honra muito grande, motivo de grande júbilo. Este ano o ensino superior público completa 60 anos em Rio Claro e, em 1976, foi incorporada a Unesp, hoje presente em 24 cidades do Estado, com 34 unidades”, lembrando que, no campus de Rio Claro, são oferecidos três cursos que formam profissionais cuja atividade é fiscalizada pelo Crea-SP: Geografia, Geologia e Engenharia Ambiental.

Representando o prefeito municipal, o Secretário Rotolo falou sobre a importância de se discutir valorização profissional.  “Temos várias universidades de engenharia na nossa região e, nesse sentido, precisamos de políticas públicas voltadas à educação”.

O Presidente do Crea-SP ressaltou a grandeza da região e a importância da atividade dos inspetores. “São cerca de 60 mil profissionais, quase 20% do nosso sistema profissional, e uma população de 6,5 milhões de habitantes. É essa população que os senhores inspetores defendem. Só tenho a agradecer por vocês aceitarem esta grande responsabilidade”, disse o Engenheiro Vinicius.

O objetivo do evento é apresentar os resultados das mais recentes ações de fiscalização realizadas na 2ª e na 12ª Regiões Administrativas do Conselho, relativas às condições de meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, na extração de minérios e em aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que possam causar prejuízos ambientais.

Os resultados levados ao Colégio Regional de Inspetores em Rio Claro referem-se a blitze realizadas em julho em quase 60 municípios das regiões de Americana, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Mogi Guaçu.

Com a realização dos cinco primeiros Colégios Regionais de Inspetores em 2018, sediados em Adamantina, Sorocaba, Guarujá, Assis e Franca, o Crea-SP já fiscalizou aproximadamente 450 municípios com focos nas atividades de meio ambiente e, até o encerramento deste ciclo de reuniões, no final de setembro, terá fiscalizado aproximadamente 600 cidades.

O Colégio de Inspetores é um fórum permanente composto por Inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes da fiscalização profissional do Conselho, aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões em matéria de fiscalização do exercício profissional.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV