Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Assis sediou quarta etapa do Colégio de Inspetores

Profissionais de Bauru, Marília, Assis e região discutiram fiscalização

O Crea-SP realizou a 4ª etapa do Colégio Regional de Inspetores, nos dias 27 e 28 de julho, em Assis. O encontro aconteceu na Fundação Educacional do Município de Assis – Fema e reuniu profissionais da 8ª região administrativa do Crea-SP no estado de São Paulo (GRE 8), abrangendo, além de Assis, os municípios de Marília, Bauru e região. 

O objetivo do evento é apresentar os resultados das mais recentes ações de fiscalização realizadas na 8ª Região Administrativa do Conselho (GRE8 – Bauru), relativas às condições de meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, na extração de minérios e em aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que possam causar prejuízos ambientais. Os resultados levados ao Colégio Regional de Inspetores em Assis referem-se à blitz realizada em abril nos municípios de Bariri, Barra Bonita, Bastos, Bauru, Bocaina, Borebi, Cafelândia, Cândido Mota, Dois Córregos, Fernão, Garça, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Ibirarema, Ipaussu, Lençóis Paulista, Lins, Marília, Mineiros do Tietê, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Piraju, Pirajuí, Piratininga, Pompéia, Promissão, Quatá, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tupã, Vera Cruz e no próprio município de Assis.

O Colégio de Inspetores é um fórum permanente composto por inspetores e pelo Presidente do Crea-SP, para auxiliar, discutir e propor diretrizes da fiscalização profissional do Conselho, aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões em matéria de fiscalização do exercício profissional.

A GRE 8 conta com 10 agentes fiscais e 156 inspetores, além de responder por cerca de 4% dos profissionais e 5% das ARTs emitidas no estado de São Paulo. Antes de Assis, as cidades de Adamantina, Sorocaba e Guarujá também sediaram etapas do Colégio de Inspetores 2018.

 

Abertura

A abertura do Colégio de Inspetores de Assis aconteceu na noite de sexta-feira, 27, no Anfiteatro da Fema, e contou com a presença das seguintes autoridades: Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; José Aparecido Fernandes, Prefeito Municipal de Assis; Arildo José  de Almeida, Presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema; Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, Vice-Presidente do Crea-SP; Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez, Diretor Técnico do Crea-SP; Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; Daniel Robles, Presidente do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP; e Eng. Airton Nizoli, Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Assis e Região e Inspetor do Crea-SP.

O Eng. Paulo Eduardo de Grava, Gerente da GRE 8 do Crea-SP, abriu a cerimônia com uma mensagem de boas vindas aos participantes.

Também prestigiaram o evento o Dr. Márcio Aparecido Martins, Vice-Prefeito de Assis; André Gonçalves Gomes, Vereador da Câmara Municipal de Assis; e Cledir Mendes Soares, representante da Secreataria de Meio Ambiente de Assis.

Em sua fala, José Aparecido Fernandes, Prefeito de Assis, enalteceu os profissionais da área tecnológica e declarou que são eles um dos principais responsáveis pela construção de uma cidade mais bonita e eficiente. "Temos o desafio de, juntos, pensarmos e prepararmos uma cidade para o futuro", concluiu o Prefeito.

O Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP, disse que o Colégio é a oportunidade de aproximar os inspetores da estrutura do Conselho. Citando números dos resultados parciais da fiscalização em 2018, o Eng. Vinicius destacou o aumento e a abrangência das ações, atingindo hoje profissionais e empresas de diversas modalidades da Engenharia. O Presidente do Crea-SP finalizou agradecendo o apoio e o trabalho dos inspetores.

Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP, atende à imprensa após a abertura do Colégio Regional de Inspetores

No sábado, 28, a programação teve início com a apresentação da fiscalização do Crea-SP, conduzida pelo Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez, Diretor Técnico do Crea-SP. O Eng. Glauco chamou a atenção para o aumento nas ações de fiscalização nos últimos anos e enalteceu o papel dos inspetores para que tal objetivo fosse atingido. 

Na sequência, os chefes das Unidades do Crea-SP na GRE 8, Rafael Albieri Francisco e Marcio Rezende dos Santos, apresentaram os resultados da blitz regional na região, realizada em abril. No total, foram 304 profissionais e 638 empresas fiscalizadas no período de uma semana, resultando em 1301 atividades técnicas analisadas pelo corpo de fiscais do Conselho.

O Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, Conselheiro do Crea-SP, acompanhado do Eng. Fábio Henrique dos Reis, Inspetor no município de São José do Rio Preto, ambos integrantes da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias – CEEITE, ministraram palestra sobre o projeto de inovação e empreendedorismo que está sendo conduzido em parceria com Unesp e Univesp.

A programação da manhã encerrou-se com uma palestra sobre meio ambiente, apresentada pelo Geol. Daniel Cardoso, Diretor de Valorização Profissional Adjunto do Crea-SP.

O encerramento da programação na parte da manhã foi conduzido pela Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; Eng. Airton Nizoli, Presidente da Aeassis e Inspetor do Crea-SP; e Eng. Paulo Eduardo de Grava, Gerente Regional da 8ª Região do Crea-SP.

Após o almoço, os participantes dividiram-se de acordo com as Câmaras do Conselho em laboratórios para apresentação de Planos de Fiscalização.

Laboratórios das Câmaras Especializadas de Agronomia...

...Engenharia de Agrimensura...

...Engenharia Civil...

Na sala da Civil, foi destacada a importância dos inspetores no processo de mudança dos rumos da fiscalização. “É importante conhecer o plano de fiscalização de cada área para saber quais são as necessidades de cada município”, destacou o Engenheiro Ademir Alves do Amaral, Gerente do Departamento Operacional, que participou da reunião. A Norma ABNT 16.280, que fala sobre Planos de Reforma em Condomínios, também foi destaque no encontro.

...Engenharia Elétrica...

...Engenharia Mecânica e Metalúrgica...

...Engenharia Química...

...e Engenharia de Segurança do Trabalho.

A próxima etapa do Colégio Regional de Inspetores está programada para os dias 3 e 4 de agosto, no município de Franca. 

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP (DCEV/SUPCEV)

 

  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11