Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Força-tarefa da fiscalização do Crea-SP chegou à Grande SP

Ações aconteceram de 18 a 22/06, com foco no meio ambiente

Acima: Refinaria da PETROBRAS localizada em Mauá

Dando sequência à nova etapa de suas blitze nas 12 regiões administrativas do Estado, até 22 de junho as equipes de agentes fiscais do Crea-SP visitarão diferentes empreendimentos na região da Grande São Paulo para o trabalho de fiscalização que será realizado na 5ª e 7ª regiões administrativas do Conselho.

Acima: agentes fiscais reunidos com representantes de empresa

O foco principal dessa força tarefa serão as atividades relacionadas ao meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, extração de minérios, aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que podem causar prejuízos ambientais.

Acima: órgãos da administração pública também foram visitados pelos agentes fiscais na Capital

Acima: empresa de viação em São Caetano do Sul

As equipes de agentes fiscais estão coletando dados sobre os responsáveis técnicos pelos serviços prestados, bem como sobre a existência da ART para a sua realização, e orientando contratantes ou responsáveis por essas atividades.

Acima: agente fiscal visita pedreira em Guarulhos

Acima: Obra do Projeto Minha Casa, Minha Vida em Mairiporã

Acima: Empresa de saneamento ambiental em Mauá

Acima: Empresa de soluções ambientais em Diadema

 

Cerimônia de lançamento aconteceu no Parque do Ibirapuera

A abertura da operação aconteceu nesta segunda-feira, 18, na grande marquise do Parque do Ibirapuera, na Capital paulista, com a presença das equipes que integram a ação.

A mesa diretora foi composta pelo Presidente do CREA-SP, Engenheiro VINICIUS MARCHESE MARINELLI; o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, RODRIGO PIMENTEL PINTO RAVENA; a Superintendente de Fiscalização, Engenheira MARIA EDITH DOS SANTOS; a Chefe da Unidade de Gestão de Inspetorias da Região Leste, Engenheira FRANCISCA RAMOS DE QUEIROZ; o Gerente Regional da 5ª Região, Engenheiro MARCELO BRUNI; o Gerente Regional da 7ª Região, Engenheiro KLEDSON TURRA; e o Gerente do Departamento Operacional, Engenheiro ADEMIR ALVES DO AMARAL.

“É muito importante para nós da Fiscalização dar essa visibilidade ao público, à sociedade como um todo. E nada mais adequado do que termos escolhido o maior parque urbano da América Latina para o lançamento desta ação, que representa o símbolo do meio ambiente, traz qualidade à vida paulistana, com eventos culturais e esportivos, e passeios em família”, disse o Gerente do Departamento Operacional.

“Nos dias que antecederam à blitz, tivemos uma intensa atividade nas GREs 5 e 7 junto às concessionárias de serviços públicos, praticamente uma pré-blitz, para o levantamento de atividades que tenham impacto no meio ambiente e, para isso, contamos com o auxílio do trabalho realizado pelas nossas Comissões Auxiliares de Fiscalização – CAFs”, disse o Gerente da GRE-7.

“Ano passado já vivemos uma mudança de modelo de fiscalização, com a introdução das blitze, vimos o resultado positivo e hoje estamos partindo para um segundo aprimoramento, que é essa fiscalização proativa, usando inclusive meios eletrônicos”, disse o Gerente da GRE-5.

“A escolha do Parque do Ibirapuera me honrou muito por ter sido diretora aqui num período em que pude aprender muitas coisas. Este era um local de passagem de boiadeiros, vaqueiros, um pessoal que vinha do Interior trazendo mercadorias, e paravam aqui para beber água, então aqui era uma várzea, e o prefeito Pires do Rio resolveu que aqui deveria ser um local para que as pessoas fizessem seus piqueniques com as famílias, transformar este espaço numa área verde. Alguns anos depois, o prefeito Jânio Quadros resolveu cercar, o que foi um verdadeiro dilema, só que foi um ganho de qualidade de vida e de preservação. Temos uma avifauna muito intensa, é rota de procriação de aves raras, então o parque é muito importante, um ícone da cidade, isso já nos dá um grande incentivo para iniciarmos a blitz num lugar tão convidativo”, disse a Chefe da UGI Leste.

“Com esta blitz, já cobrimos aproximadamente 60% do Estado com as ações de fiscalização. Logo que o Presidente assumiu a administração, nos solicitou uma intensificação nas ações de fiscalização. Adotamos o modelo de blitz que, ano passado, em hospitais e clínicas, foi um sucesso, e hoje focamos nas atividades do meio ambiente, tanto que os outros Creas estão nos procurando para que possamos passar o know-how de como se faz essa fiscalização. Graças ao empenho de vocês, passamos de 37 mil atividades em 2016 para 120 mil atividades em 2017. Todo esse sucesso devemos sim aos agentes fiscais que têm vestido a camisa do Crea-SP e mostrado com empenho e dedicação todo o trabalho que o Conselho pode desenvolver, inclusive com visibilidade”, disse a Superintendente de Fiscalização.

“O que vocês estão propondo para esta ação serve como modelo para a Secretaria, que passa por um momento de alteração do seu modelo de fiscalização, para a gente ter mais eficiência e eficácia nas ações de fiscalização, torná-la mais efetiva. Fica o meu pedido para que essas ações de fiscalização possam retornar à Secretaria para nos ajudar a complementar a ação de fiscalização de proteção de meio ambiente numa cidade que é muito grande, desguarnecida e sujeita a uma pressão enorme de moradia e ocupações irregulares que se espalham pela cidade como formigueiros”, disse o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

“Acredito que a fiscalização seja o único meio de trabalharmos e mudarmos o nosso Sistema profissional e a única maneira de melhorar os nossos serviços é através dessa aproximação, dessa parceria, afinal nós temos um objetivo comum, que é a defesa da sociedade”, disse o Presidente do Crea-SP, destacando: “Estamos chegando aos seis meses deste mandato, chegamos a um nível que surpreendeu muita gente, nossos números estão surpreendendo o país inteiro, a questão da fiscalização nos hospitais hoje é modelo, a gente recebe convite quase semanalmente de outros Creas para que alguém da nossa equipe passe essa experiência. Isso está se espalhando como uma experiência muito bem sucedida. Isso só foi possível graças à seriedade do trabalho que vocês vêm realizando à frente da fiscalização”.

Na ocasião, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente entregou ao Crea-SP a relação do seu quadro técnico para apoio à blitz. “Entendendo os motivos e a necessidade desse tipo de fiscalização, estamos fazendo a entrega de todos os profissionais ligados ao Crea que trabalham na Secretaria, especificamente aqueles que cuidam dos nossos 107 parques. Com essa entrega, demonstramos a vontade de participar e ajudar e também sermos ajudados na condução dessa atividade do Crea-SP que é importantíssima para nós”, disse o Chefe de Gabinete da Secretaria. “Que bom seria se todas as instituições tivessem essa disposição”, ressaltou o Presidente do Crea-SP.

Novos veículos da frota de fiscalização já estão sendo usados para o trabalho dos agentes fiscais, que atuarão em duplas na Capital e demais municípios da Grande SP, incluindo as sete cidades do ABC paulista.

Os resultados obtidos nesta blitz também serão apresentados no Colégio Regional de Inspetores, previsto para acontecer no final de julho no Guarujá.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Felipe Marques (fotos)


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11