Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Segunda etapa do Colégio de Inspetores aconteceu em Sorocaba

Meio ambiente em foco na fiscalização do Crea-SP para 2018

As atividades do Colégio Regional de Inspetores do Crea-SP para este ano chegaram à sua segunda etapa na sexta, 15, e no sábado, 16 de junho, em Sorocaba, reunindo, além dos profissionais do município sede da ação, inspetores, agentes fiscais, conselheiros e gestores de Itapeva, Botucatu, São Carlos, Araraquara e Pirassununga, cidades que integram as 10ª e 11ª Regiões Administrativas do Conselho.

O encontro aconteceu na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) com uma programação que teve como foco a atuação da área de fiscalização do Crea-SP nas atividades relacionadas ao meio ambiente em usinas de açúcar e álcool, extração de minérios, aterros sanitários, indústrias e outros segmentos que podem causar danos ambientais.

A mesa diretora da abertura do evento foi composta pelo Eng. Vinicius Marchese Marinelli, Presidente do Crea-SP; o Secretário Municipal de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante; Eng. Paulo Roberto Freitas de Carvalho, Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS; Eng. Eletr. José Valmir Flor, Diretor Técnico-Adjunto do Crea-SP e ex-aluno da FACENS; Eng. José Carlos Carneiro, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba; Eng. Maria Edith dos Santos, Superintendente de Fiscalização do Crea-SP; Eng. Rafael Arruda Janeiro, Gerente da 10ª Região Administrativa do Crea-SP; Tec. Daniel Montagnoli Robles, Coordenador do Colégio de Entidades de São Paulo – CDER-SP; e o Engenheiro Ruy Jaegger Junior, representando os inspetores do Crea-SP.

Ressaltando a importância do papel do inspetor “na atividade fim do Conselho, que é a fiscalização”, o Presidente do Crea-SP destacou os investimentos feitos que permitiram, em quase dois anos de administração, tornar o Regional paulista “o que menos gasta e mais arrecada” no Sistema.

Acima: a Diretora Financeira-Adjunta Engenheira Lenita Secco Brandão e o Vice-Presidente do Crea-SP, Engenheiro Carlos Eduardo de Vilhena Paiva

“É uma evolução, mas é pouco diante do nosso potencial de atuação no Estado. Hoje somos os maiores em termos de números de fiscalização, mas buscamos ser os melhores em qualidade também”, disse o Engenheiro Vinicius, ressaltando que “Quando você volta os esforços para as atividades de fiscalização, os resultados são visíveis em todas as frentes da administração”.

O Presidente do Crea-SP ressaltou ainda que, consideradas as atividades de fiscalização realizadas nas 10ª e 11ª Regiões Administrativas, a ação englobou serviços oferecidos a quase 2,5 milhões de habitantes, o que vem ao encontro do “objetivo primordial do Conselho, que é defender essa população”.

Dois dos componentes da mesa são egressos do quadro de alunos da instituição que sediou o encontro: o Engenheiro José Valmir Flor, formado em 1985 (foto acima), e o Engenheiro Rafael Janeiro, da turma de 2006.

A Superintendente de Fiscalização destacou que, de maneira inédita, no trabalho desenvolvido no segundo dia do evento, os inspetores seriam reunidos aos Coordenadores de Câmaras Especializadas em laboratórios de cada modalidade profissional, permitindo o debate e a atuação focada em cada atividade.

O Secretário de Planejamento e Projetos destacou os desafios do município, ressaltando que, com um orçamento atual de 3,2 bilhões, “Sorocaba é hoje uma cidade preparada, organizada e pronta para receber as indústrias”. Colocando-se à disposição do Conselho para o fomento de parcerias, o Secretário disse: “Uma gestão que prestigia diferentes modalidades profissionais gera uma cidade de excelência”.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho; aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos e debates; e traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, promovendo a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Homenagens

Na abertura do evento, foram realizadas algumas homenagens às instituições promotoras do evento. A Câmara Municipal de Sorocaba conferiu ao Presidente do Crea-SP o diploma de Visitante Ilustre do município, entregue pelo Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Engenheiro José Carlos Carneiro.

“A mesa da Câmara Municipal de Sorocaba, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o inciso quinze, do artigo vinte da resolução número trezentos e vinte e dois, de dezoito de setembro de dois mil e sete, confere o diploma de visitante ilustre, proposto pelo vereador Engenheiro Martinez, ao Senhor Vinicius Marchese Marinelli, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - CREA-SP, que visita o município de Sorocaba nesta data. Sorocaba, 15 de junho de 2018. Assinam Rodrigo Manga, presidente, e Engenheiro Martinez, autor. “

A Câmara Municipal também concedeu Voto de Congratulações à Faculdade de Engenharia de Sorocaba “pela conquista da nota máxima cinco, do ministério da Educação – MEC, depois de um rígido processo avaliativo com base no sistema nacional de avaliação da Educação Superior – SINAES, atestando o trabalho de excelência desenvolvido pela instituição que possui colaboradores dedicados, um corpo docente competente, estrutura de ponta e alunos comprometidos”. A honraria foi entregue pelo Gerente da GRE-10 ao Diretor da FACENS.

“Nossa missão é formar cidadãos felizes que sejam bons engenheiros”, ressaltou o Diretor da instituição de ensino, lembrando que a FACENS conta hoje com 4 mil alunos nos cursos de graduação e 800 nos de pós.

Pelo mesmo motivo, o Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, Eng. Luiz Francisco da Silva, entregou Moção de Congratulação ao Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba.

Acima: Imprensa local presente ao evento em entrevista com o Presidente Vinicius Marchese

No sábado, o Vice-Presidente do Conselho, Engenheiro Vilhena, e o Gerente Regional Rafael apresentaram  respectivamente os números da fiscalização geral do Crea-SP e da ação realizada nas duas regiões com o auxílio de 19 agentes fiscais e 274 inspetores (veja o conteúdo nos links abaixo).

Avaliação de Dados

Inspetores

Resultados da Blitz de Fiscalização - GRE 10

Resultados da Blitz de Fiscalização - GRE 11



Na 10ª Região foram fiscalizadas 748 atividades de pessoas jurídicas e 294 de pessoas físicas, enquanto na 11ª foram 463 de pessoas físicas e 1.174 de pessoas jurídicas.



O evento prosseguiu com apresentação da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias – CEEITE, proferida pelo Inspetor Fabio Henrique dos Reis, e palestra sobre meio ambiente, proferida pelo Eng. Agr. William Alvarenga Portela.

Empreendedorismo e Inovação Tecnológica

Meio Ambiente



À tarde, os profissionais dividiram-se em laboratórios específicos para cada uma das oito Câmaras Especializadas do Conselho.



A cidade de Adamantina sediou a primeira reunião do Colégio de Inspetores no final de maio. O próximo encontro está programado para acontecer em Assis nos dias 13 e 14 de julho.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo (DCO/SUPCEV)


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11