Presidente do Crea-SP em visita a Ribeirão Pires

Mais de 150 prefeituras foram visitadas desde 2016

Acompanhado por lideranças profissionais das sete cidades que compõem o Grande ABC paulista, o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, esteve reunido com o Prefeito de Ribeirão Pires, Adv. Adler Teixeira, o Kiko, na quinta-feira, 22 de março, dando sequência ao trabalho de aproximação do Conselho com administrações públicas.

"É uma iniciativa desta administração no que tange a todos os assuntos técnicos que possam melhorar a vida dos profissionais e, em consequência, da população local. Já são mais de 150 prefeitos visitados; só no ABC, esta é a terceira prefeitura visitada", destacou Vinicius.

"Nós do poder público temos grande admiração pelo trabalho de vocês, profissionais da área tecnológica, que constroem o desenvolvimento das nossas cidades. A colaboração de vocês no nosso dia dia é muito importante, não somente para o embelezamento da cidade por meio de obras, mas também pela responsabilidade na questão dos licenciamentos ambientais, ainda mais se considerarmos que Ribeirão Pires ocupa uma área 100% manancial", frisou Kiko.

A instalação de uma sede própria do Conselho na cidade foi o principal assunto tratado durante a reunião. "Precisamos encontrar uma solução para esse empreendimento; desde que seja de interesse do município e da associação, o Crea-SP está disposto a tocar essa obra, com a condição de que isso represente a melhor opção para os profissionais da região", disse o Presidente do Crea-SP, lembrando que o Conselho está revendo o planejamento para instalação de suas sedes locais, visto que, como aconteceu em Ribeirão Pires, a disponibilização do terreno ocorreu durante a gestão da administração anterior. "O projeto precisa estar adequado às reais necessidades do município", disse Vinicius.

A atual equipe jurídica da Prefeitura destacou que o processo de concessão, autorizado pela gestão municipal anterior, foi realizado de maneira irregular, o que resultou na revogação da lei que permitiu a doação do terreno. "Se houver disponibilidade financeira do Crea-SP, nada impede que façamos a disponibilização, por concessão ou doação, de um outro terreno para instalação de sua sede no município", ressaltou o Prefeito.

Parcerias bem sucedidas reunindo o poder executivo, associações profissionais e o Crea-SP em municípios como Ourinhos, Mogi Mirim, Araraquara e Taquaritinga foram citadas como exemplo para que, em Ribeirão Pires, também se estabeleça um trabalho conjunto que incremente as atividades de fiscalização e elaboração de projetos na cidade, também por meio da aplicação, por lei municipal, da caderneta de obras (livro de ordem), reduzindo a presença de empreendimentos irregulares.

A intensificação da fiscalização profissional na região já foi concretizada, durante a reunião realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, com a nomeação dos inspetores que comporão a Comissão Auxiliar de Fiscalização - CAF local.

Saiba mais sobre o município em: http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV