O Templo de Salomão em São Paulo

Conselheiros visitam monumental obra da Igreja Universal do Reino de Deus

A Comissão Permanente de Relações Públicas do Crea-SP, coordenada pelo Eng. Civil Edmo José Stahl Cardoso, encerrou seu ciclo anual de visitas técnicas a grandes obras de engenharia, desta vez levando um novo grupo de Conselheiros para conhecer o Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), que está sendo erguido no tradicional bairro do Brás, em São Paulo. A obra, onde trabalham quase 1.000 operários, vem sendo executada pela Construcap, sob a supervisão da Engiurd, e deverá ser concluída em 2014.

O grupo de Conselheiros em visita à obra se fez acompanhar do Gerente do Departamento Operacional, Eng. Civil Ademir Alves do Amaral, e dos Agentes Fiscais da UGI Leste do Conselho que atuam no empreendimento desde o dia 19 de outubro. São eles: Wagner Gonçalves da Cruz Silveira, Cesar Roberto de Barros, Luiz Shinobu Kinoshita e Heber Pegas da Silva Junior, que respondem à chefia da UGI Leste do Crea-SP, Eng. Domingos Alves dos Santos. A coordenação dessa atividade está sob o comando do Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Luiz Roberto Sega, e sob o gerenciamento dos engenheiros Nilton Peres Domingues (UGI Leste) e Ademir Alves do Amaral.

Agradecendo a recepção dos representantes da Construcap e do escritório de engenharia da IURD, o coordenador da CRP destacou a importância. “É tudo muito grandioso e demonstra o avanço da arquitetura e da engenharia nacionais, que de maneira exemplar vêm executando esse magnífico templo”.

Veja aqui a Galeria de Fotos

A filosofia de bom relacionamento com os profissionais e empresas é uma tônica hoje no Crea-SP, que vem trabalhando em prol de uma abordagem cada vez mais orientativa. No caso das obras do Templo de Salomão, os facilitadores que vêm atendendo a todas as solicitações do Crea-SP são o Eng. Roberto Ribeiro Capobianco (responsável da Construcap pela execução da obra), o Eng. João Luiz de Andrade Pereira (gerente de produção que intermedia a relação Crea-SP/Construcap/IURD) e o Arq. Rogério Silva de Araújo (que assina o projeto do empreendimento).

A Engiurd, sediada em São Paulo, é o setor de engenharia da Igreja Universal, criado há 14 anos para construir, reformar e prover a manutenção de templos da IURD pelo Brasil e mundo afora, em mais de 175 países. Segundo relatório elaborado pela área de Fiscalização do Crea-SP, “o Conselho está fazendo o levantamento das empresas e profissionais que vêm atuando no empreendimento, checando até o momento os documentos de 18 empresas e 26 profissionais, para a detecção e saneamento de possíveis irregularidades”.

Escala monumental

“Redesenhar o Templo de Salomão com base nas citações bíblicas se tornou um grande desafio para nós – informam os responsáveis pela obra –, a partir do momento em que tivemos o entendimento de que a escala usada pelo rei judeu não atenderia à necessidade da IURD para os dias de hoje. Naquela época somente os sacerdotes podiam frequentar o templo, o que não será aplicado ao novo templo de São Paulo, já que qualquer interessado poderá ter a oportunidade de voltar no tempo e conhecer um pouco mais o empreendimento”.

Os números do projeto impressionam. O volume de concreto previsto para a obra, que deverá ser entregue em 2014, é de aproximadamente 30.000m³ e a quantidade de aço chegará a 2.500 toneladas. A parte frontal da edificação, de onze pavimentos, chega a 55 metros de altura. Dois subsolos, que somam uma profundidade de 7 metros, comportarão 1.200 vagas de estacionamento. A parte posterior do prédio será alinhada com a nave do templo e chegará a uma altura de pouco mais de 41 metros. A iluminação da nave, que abrigará até 10.000 pessoas sentadas, será instalada a uma altura de 18 metros, sem que os fiéis percebam as luminárias. O complexo contará ainda com escolas bíblicas (com capacidade para cerca de 1.300 crianças), estúdio de Rádio e TV, auditório e instalações para hospedagem de pastores.

Vídeos Relacionados

Exibir notícias por TAG: