Placas irão informar manutenção periódica em parques de diversões

Lei é pioneira no país

O deputado Orlando Bolçone (PSB) (foto acima, ao centro) promoveu audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar da regulamentação da lei que dispõe sobre a afixação de placas informativas sobre a manutenção periódica de brinquedos e demais atrações existentes em parques de diversões no Estado.

“Conseguimos reunir aqui representantes da Secretaria da Justiça e de órgãos de proteção aos direitos do consumidor, engenheiros representantes do Crea, peritos na área de engenharia de segurança e integrantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Enfim, todos estão preocupados em prevenir acidentes e aumentar a segurança nos parques de diversão. Com isso, pretendemos dar condições para que a diversão seja mais segura”, declarou o deputado.

Representando o Crea-SP, estiveram presentes os Coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Eng. Operacional Maq. Ferram. Walter Checon Filho; e de Engenharia Elétrica, Eng. Eletricista Luiz Alberto Tannous Challouts (foto abaixo).

O Presidente Francisco Kurimori tem acompanhado o assunto de perto e vem se empenhando, junto à sua equipe, para que todos os municípios do Estado tenham uma legislação que contemple a questão das vistorias e inspeções periódicas. No portal do Conselho, foi disponibilizada toda a legislação existente sobre o tema para servir de subsídio às associações e autoridades municipais. A iniciativa já rendeu frutos em alguns municípios, como é o caso de São Vicente, que caminha para ter legislação específica que torna a prática obrigatória em edificações.

Na cidade de São Paulo, após ação do Crea-SP, entrou em vigor um decreto municipal que exige laudo técnico de equipamentos de diversão em parques e bufês infantis para obtenção de alvará de funcionamento. O laudo deve ser emitido por profissional registrado no Crea e devidamente habilitado, com emissão da ART correspondente.  O decreto também exige que sejam afixados, ao lado dos equipamentos, cartazes indicando as especificações e limitações para uso dos brinquedos, conforme instrução do fabricante.

Fotos: Marco Cardelino

Com informações do site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP

Exibir notícias por TAG: