Lideranças da Engenharia nacional reunidas em Brasília

Agenda parlamentar é destaque do 9º Encontro de Líderes

De 12 a 14 de fevereiro foi realizado o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Durante três dias, lideranças do Conselho Federal, dos 27 regionais, da Mútua, de entidades de classe e instituições de ensino estiveram reunidas no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília – DF, no evento que marca o início do ano legislativo do Sistema profissional. Nesta edição, concomitantemente ao Encontro de Líderes, aconteceu o lançamento da 77ª Soea, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 12.

Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil

Compuseram a pauta do evento a abertura das reuniões ordinárias dos Fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua, como o Colégio de Presidentes (CP), o Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), as Coordenadorias das Câmaras Especializadas dos Creas e das Comissões de Ética dos Creas; reuniões dos Colégios de Entidades Regionais (CDERs), das Entidades Precursoras, dos Coordenadores das Comissões de Educação e Atribuição Profissional e do Crea-Jr; e uma ação parlamentar no Congresso Nacional, com foco em projetos relacionados à Engenharia, Agronomia e Geociências.

Segundo o Confea, o evento reuniu 800 participantes. O Crea-SP marcou presença com uma comitiva de mais de 100 representantes da área tecnológica paulista.

Eng. Vinicius Marchese, Presidente do Crea-SP (direita), durante reunião do Colégio de Presidentes (CP)

Delegação de São Paulo reunida durante o 9º Encontro de Líderes

Abertura

Geninho Zuliani, Deputado Federal, recebe homenagem das mãos do Eng. Joel Krüger, Presidente do Confea

Comandada pelo Eng. Civ. Joel Krüger, a cerimônia de abertura contou com diversos representantes do Congresso Nacional. A deputada federal Flavia Morais e o senador Chico Rodrigues compuseram o dispositivo de honra. Também estiveram presentes os deputados federais João Campos, Ricardo Izar, Prof. Marcivânia, Eng. Leandre Dal Ponte, Eng. José Carlos Schiavinato, Geninho Zuliani e Eng. Leônidas Cristino, que discursou em nome de todos os congressistas, após a entrega de homenagens por parte do Conselho Federal.

Eng. Leônidas Cristino, deputado federal

Em seu discurso, o Eng. Joel Krüger, Presidente do Confea, destacou que o Encontro dá início à “agenda grandiosa que movimenta o Confea, os 27 Creas, a Mútua, as Entidades de Classe, as Instituições de Ensino e os Sindicatos de um Sistema que contempla cerca de 1 milhão de profissionais e 265 mil empresas em todo o Brasil”.

Representatividade Paulista

As lideranças paulistas reforçaram seu protagonismo na Engenharia nacional: foram eleitos o Eng. Francisco Innocencio Pereira como Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química; o Eng. Sergio Ricardo Lourenço como Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial; e o Eng. Rui Adriano Alves como Coordenador Adjunto das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica. Além das coordenadorias de câmaras, também foi eleito o Eng. Renato Archanjo de Castro como Coordenador dos Colégios de Entidades Regionais de todo o Brasil.

Eng. Sergio Ricardo Lourenço (direita) como Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial

Eng. Renato Archanjo como Coordenador nacional dos Colégios de Entidades Regionais (CDER-BR)

Lançamento da 77ª Soea

No início da noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, foi realizado o lançamento da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - Soea. Pela primeira vez a cerimônia aconteceu durante o Encontro de Líderes; até o ano passado, o lançamento da Soea acontecia no segundo trimestre do ano.

Em 2020, a Soea acontecerá na cidade de Goiânia, nos dias 2 a 5 de agosto. O evento de lançamento do evento foi comandado pelo Eng. Joel Krüger, Presidente do Confea, e Eng. Francisco Almeida, Presidente do Crea-GO e anfitrião da 77ª Soea. Em seu discurso, o Eng. Francisco Almeida prometeu realizar "a melhor Semana Oficial de todos os tempos".

O tema deste ano é "Cidades: tecnologia e sustentabilidade". No encerramento da solenidade, Alain Grimard, oficial sênior e coordenador do escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil e no Cone Sul, ministrou a palestra “Cidades Inteligentes e Resilientes”.

Alain Grimard encerrou o primeiro dia de atividades com a palestra "Cidades Inteligentes e Resilientes"

O Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, Conselheiro Federal, e a Eng. Lenita Secco Brandão, Vice-Presidente do Crea-SP, durante a solenidade de lançamento da 77ª Soea

Agenda Parlamentar

O segundo dia de trabalhos teve início no Congresso Nacional, onde as lideranças nacionais estiveram reunidas com deputados e senadores para tratar de questões de interesse da Engenharia brasileira. Temas como a defesa das atribuições dos profissionais, carreira de Estado para Engenheiros, contratação de obras e serviços por melhor técnica, qualidade do ensino, segurança da sociedade e representatividade foram algumas das pautas em destaque.

No final da manhã, sob o comando do Eng. Joel Krüger, as autoridades reuniram-se com Presidentes de Frentes Parlamentares no auditório Nereu Ramos para um balanço das atividades.

Centenas de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências lotaram o auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados

Delegação paulista marca presença em ação parlamentar

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCOM/SUPGES)

Área tecnológica na mídia