Teses e Artigos

MEIO FILTRANTE À BASE DE POMES E TELA TERMOPLÁSTICA, ALTERNATIVAS PARA A FILTRAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL

/

Em aplicações de filtração de água potável, no Brasil, Estados Unidos e Europa, o meio filtrante mais comumente usado são areia de silica natural e carvão antracito. A seleção do meio filtrante mais apropriado envolve um número de decisão de projeto relacionado à qualidade da água bruta, ao pré-tratamento da água e a qualidade da
água filtrada desejada. Geralmente, os critérios considerados na seleção do meio filtrante para filtração de água potável incluem as seguintes vantagens; carreira filtrante mais longa, taxa de filtração mais elevada, boa qualidade de água filtrada, nível de sal metálico de coagulante químico menor e reduzido consumo de água de lavagem e energia.
Em outubro de 2004, na Estação de Tratamento de Água de Pindamonhangaba, estado de São Paulo, iniciamos testes com o uso de meio filtrante granular à base de pomes e com tela termoplástica como camada suporte, em substituição à camada suporte de seixos rolados. Meio filtrante à base de pomes é um silicato de alumínio natural ligeiramente cinzento de origem vulcânica. Tela termoplástica é um material construído de poliéster com polivinil cloreto expandido reforçado com cinta de poliéster impregnada com resina vinílica.