24/08

Parque Ecológico Imigrantes

O projeto do Parque Ecológico Imigrantes atende aos mais altos requisitos dos órgãos ambientais nacionais e internacionais. O espaço foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios ideais socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente.

Voltar a paisagem da São Paulo de 500 anos atrás. Essa experiência será possível no Parque Ecológico Imigrantes, o primeiro museu vivo da paisagem natural da Grande São Paulo. Apresentando remanescentes das duas principais vegetações que formavam o território original da atual metrópole, a Mata Atlântica e os Campos Cerrados – este último praticamente extinto. Naquela região, o fundador da atual metrópole, Padre Anchieta, vislumbrou em 1554 ao sair da espessa Mata Atlântica a “Borda do Campo”, formada por campos naturais ricos em espécies e que depois nomeou cidades como Santo André e São Bernardo.

Tal combinação, de campos naturais e matas, ainda está presente no Parque Ecológico, assim como parte importante da fauna, de fácil acesso ao público, e proporcionará uma experiência única de aprendizado e entendimento da biodiversidade nativa, e de como ela pode ser recuperada e tornar melhor as nossas cidades para essa e as futuras gerações.

Site: https://www.parqueecologicoimigrantes.org.br/