Livros e Publicações

Por_uma_teoria

Por uma teoria crítica das Relações Internacionais

/

Esta obra discute como as ideias desenvolvidas por Jürgen Habermas podem contribuir para constituir uma teoria crítica das Relações Internacionais, embora o filósofo não seja um teórico próprio e exclusivo acerca do tema.

A autora, Beatriz Sabia Ferreira Alves, mergulha na vastidão da obra de Habermas, que associa reflexão filosófica a sociologia, para identificar e pinçar os pontos que convergem para o tema, ao mesmo tempo em que analisa a evolução das teorias relacionadas ao campo de estudo chamado Relações Internacionais, trajetória que percorre do construtivismo ao realismo.

Segundo a autora, a teoria habermasiana é importante para a área por esclarecer como as crenças e as ações dos participantes de um diálogo passam a ser entendidas e aceitas ou contestadas entre eles. Por essa visão, o fundamental da ação política é disponibilizar instrumentos institucionais para a resolução de conflitos no sistema internacional, sem que seja necessário recorrer à força. Para Habermas as normas e instituições internacionais somente mantêm sua legitimidade a partir da crítica coletiva.

Cultura Acadêmica: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=489