Livros e Publicações

ESTUDOS-AVANÇADOS11

Estudos Avançados, v.32, n.94 (2018)

/

A revista Estudos Avançados é uma publicação  quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Seu site na internet é www.iea.usp.br/revista

Criada em dezembro de 1987, Estudos Avançados já consolidou sua posição como uma das principais revistas interdisciplinares brasileiras.

Além de publicar trabalhos de pesquisadores do IEA-USP e de conferencistas convidados, a revista traz textos produzidos por outros especialistas sobre questões de relevância nacional e internacional. Procura ser também um fórum de debates sobre problemas socioeconômicos e latino-americanos.

 

Sumário
Estud. av. vol.32 no.94 São Paulo set./dez. 2018

Editorial
· Ensino de Ciências
Bosi, Alfredo

· texto em Português · Português ( pdf )
Ensino de Ciências
· Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica
URSI, SUZANA; BARBOSA, PÉRCIA PAIVA; SANO, PAULO TAKEO; BERCHEZ, FLÁVIO AUGUSTO DE SOUZA

· Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação
SCARPA, DANIELA LOPES; CAMPOS, NATÁLIA FERREIRA

· Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE; SASSERON, LÚCIA HELENA

· A formação continuada do professor de Física
PACCA, JESUÍNA LOPES DE ALMEIDA; VILLANI, ALBERTO

· Uma análise crítica do ensino de Física
MOREIRA, MARCO ANTONIO

· Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis
BAIRRAL, MARCELO ALMEIDA

· A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
BATISTA, RENATA F. M.; SILVA, CIBELLE CELESTINO

· Ensino Médio – etapa conclusiva de uma educação em crise
MENEZES, LUÍS CARLOS DE

· Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais
PASSOS, CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION; NACARATO, ADAIR MENDES

· Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
BARBOSA, JONEI CERQUEIRA; OLIVEIRA, ANDRÉIA MARIA PEREIRA DE

· Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes
VANEGAS, YULY; GIMÉNEZ, JOAQUÍN

· A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino
COELHO, FLÁVIO ULHOA; AGUIAR, MARCIA

· Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade
D’AMBROSIO, UBIRATAN

· Formação de professores de Química no Brasil e no mundo
FERNANDEZ, CARMEN

· Princípios para o currículo de um curso de Química
MAXIMIANO, FLAVIO ANTONIO

· A química no Vestibular Fuvest (1980-2018)
PORTO, PAULO ALVES

· As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO

· A arqueologia como paradigma de ciência histórica e interdisciplinar
ARAUJO, ASTOLFO GOMES DE MELLO

· Ensino de Geociências na universidade
CORDANI, UMBERTO G.; ERNESTO, MARCIA; DIAS, MARIA ASSUNÇÃO F. DA SILVA; SARAIVA, ELISABETE DE SANTIS B. G.; ALKMIM, FERNANDO F. DE; MENDONÇA, CARLOS ALBERTO; ALBRECHT, RACHEL

· Perspectivas do ensino de Geociências
ERNESTO, MARCIA; CORDANI, UMBERTO G.; CARNEIRO, CELSO DAL RÉ; DIAS, MARIA ASSUNÇÃO F. DA SILVA; MENDONÇA, CARLOS ALBERTO; BRAGA, ELISABETE DE SANTIS

· Por uma dialética das controvérsias: o fim do modelo positivista na história das ciências
MAGALHÃES, GILDO

· Engenharia da Complexidade em Edgar Morin
PIQUEIRA, JOSÉ ROBERTO CASTILHO

Textos
· Conhecimentos ecológicos indígenas e recursos naturais: a descolonização inacabada
CAVALLO, GONZALO AGUILAR

· Aníbal Quijano e a racionalidade alternativa na América Latina: diálogos com Mariátegui
RUBBO, DENI ALFARO

· Anibal Quijano (1930-2018), Instituto de Estudos Avançados e o contexto peruano
ZEVALLOS, ENRIQUE AMAYO

· Como e por quê escrevemos História do Brasil.Uma interpretação
MOTA, CARLOS GUILHERME

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-401420180003&lng=pt&nrm=iso