Livros e Publicações

www.cgee.org.br-arquivos-oepas.pdf

Estudo Sobre o Papel das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária

O “Estudo sobre o papel das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas)” apresenta uma análise de 16 das 17 Oepas existentes no País. O trabalho sugere idéias para a reestruturação da atividade de pesquisa nos estados, considerando como indispensável a integração dessas organizações com o sistema federal, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O trabalho mostra que essas organizações têm atualmente suas iniciativas de pesquisa diluídas por se dedicarem a outras atividades. Conclui, por exemplo, que apenas cinco Oepas continuam focadas na pesquisa. As demais entidades agregaram a esse fim outros papéis: ensino, capacitação de agentes regionais para o desenvolvimento agropecuário e assistência técnica a agricultores.

Uma das principais recomendações sugeridas é a necessidade de rever o modelo do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuário, de modo a tornar seus componentes parceiros efetivos. O documento atenta, também, para a carteira de projetos de pesquisa das instituições, que deve ser pautada por oportunidades econômicas em relação a novos mercados e cadeias produtivas regionais em desenvolvimento.

O Plano de Ações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) 2007-2010 prevê cinco prioridades para a recuperação das Oepas baseadas nesse trabalho realizado pelo CGEE.

Edição Completa:http://www.cgee.org.br/publicacoes/oepas.php