Livros e Publicações

image description

Cadernos Metrópole, v.23, n.50 (2021)

A revista Cadernos Metrópole tem como enfoque o debate de questões ligadas aos processos de urbanização e à questão urbana, nas diferentes formas que assume na realidade contemporânea. A revista publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.

Cad. Metrop. vol.23 no.50 São Paulo Jan./abr. 2021

· Apresentação
López-Morales, ErnestoSantos Jr., Orlando Alves dos

· texto em Português · Português ( pdf )
dossiê: narrativas pós-neoliberais: interseções entre o extrativismo urbano e o movimento social
· Securitização da política pública em Belo Horizonte e redes de financeirização
Canettieri, Thiago

· Financeirização, governança urbana e poder empresarial nas cidades brasileiras
Melo, Erick Omena de

· Renovation, urban extractivism and environmental conflict in the northern riverside area of Buenos Aires
Wertheimer, Marina

· Migrações e processos socioespaciais no Eixo Pelourinho-Santo Antônio. Salvador, Bahia
Ribeiro, Daniel de Albuquerque

· resumo em Português | Inglês · texto em Português | Inglês · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )
· In-between motivations and effects. Residential mobility in contemporary Argentina
Abrantes, Lucía deTrimano, Luciana

· Impasses da urbanização e regularização fundiária. Quem tem o poder de veto?
Tavares, JefersonFantin, MarcelSilva, Douglas de Almeida

· A construção de um problema público: ativismo no centro histórico de Lisboa
Moura, Heitor Vianna

· Lutas urbanas pelo direito à habitação em Lisboa em tempos de pandemia