Livros e Publicações

BOLEMA-CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.33, n.64 (2019)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.33 no.64 Rio Claro maio/ago. 2019 

Errata
· ERRATA 

· texto em Português · Português ( pdf )
· ERRATA 

· texto em Português · Português ( pdf )
Editorial
· A Sociedade Brasileira de Educação Matemática e as Políticas Educacionais 

· texto em Português · Português ( pdf )
Artigo
· A Adição e Subtração no Modo de Ensino Davydoviano
Alves, Ester de Souza BitencourtDamazio, Ademir 

· Discutindo as Operações de Adição e Subtração com Futuros Professores dos Anos Iniciais
Silva, Maria Marta daCedro, Wellington Lima 

· Níveis de Compreensão do Conceito de Média Aritmética de Adolescentes a partir do Método Clínico-Crítico Piagetiano
Schreiber, Karla PriscilaBraz, GabrielaBertolucci, Cristina CavalliSilva, João Alberto daPorciúncula, Mauren 

· Longitudinal study of the symbolic representation capacity in children in the 3-6 cycle of Early Childhood Education in tasks related to mathematical dictation
Novo, María LuisaBerciano, Ainhoa 

· O Desenvolvimento da Flexibilidade do Cálculo Multiplicativo em Alunos do 3.° Ano
Santos, SóniaRodrigues, Margarida 

· Estratégias, Representações e Flexibilidade na Resolução de Tarefas de Comparação Multiplicativa
Cebola, GraçaBrocardo, Joana 

· Links and Gaps between Theoretical Knowledge and Perceptual Practical Knowledge of a Future Teacher When Teaching Algebraic Expressions Multiplication
Olfos, RaimundoZakaryan, DianaEstrella, SoledadMorales, Sergio 

· Problemas de Aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses – 1890 a 1936)
Bertini, Luciane de Fatima 

· Concepções sobre as matemáticas, seu ensino e sua aprendizagem no Compendio Mathematico (1707) escrito pelo espanhol Thomas Vicente Tosca (1651-1723)
Oller-Marcén, Antonio M.Muñoz-Escolano, José M. 

· Uma Revisão Sistemática de Variáveis Relevantes na Produção de Erros em Matemática
Gris, GabrielePalombarini, Livia dos SantosCarmo, João dos Santos 

· Do prospective teachers know their students’ errors in statistical inference?
López-Martín, Maria del MarBatanero, CarmenGea, María M. 

· La influencia de la ansiedad estadística en el razonamiento estadístico de los docentes de matemática con formación inicial
Yusuf, YusfitaSuyitno, HardiSukestiyarno, Y. L.Isnarto 

· Open Access Documentary Production of the Spanish-Speaking Community in Mathematics Education for Middle School Education
Castro, PaolaGómez, PedroCañadas, María C. 

· O Ensino de Números Irracionais na Educação Básica e na Licenciatura em Matemática: um círculo vicioso está em curso?
Broetto, Geraldo ClaudioSantos-Wagner, Vânia Maria Pereira dos 

· O Problema na Modelagem Matemática: determinação e transformação
Vecchia, Rodrigo DallaMaltempi, Marcus Vinicius 

· Visualization Processes in a Task that Requires Generating and Representing Solids of Revolution
Blanco, Teresa F.Diego-Mantecón, Jose ManuelSequeiros, Pablo González 

· Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo de Perspectiva para Alunos do Ensino Médio
Galvão, Maria Elisa Esteves LopesSouza, Vera Helena Giusti deBastos, Lucas Cunha 

· Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática
Fleira, Roberta CaetanoFernandes, Solange Hassan Ahmad Ali 

· Como as Entrevistas com Engenheiros Eletrônicos da Petrobras nos Ajudam a Pensar Matemática nos Cursos de Serviço
Julio, Rejane SiqueiraMonteiro, Alexandrina 

· Matemática e Surrealismo
Benetti, DjeisonSantos, Vinicius Machado Pereira dosSouza, Aldi Nestor de 

· A Matemática Como Discurso: uma análise da relação mulher- matemática na obra O Homem Que Calculava, de Malba Tahan
Souza, Luiza Gabriela Razêra deOliveira, Moisés Alves de 

· Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura
Montoito, Rafael 

· Alunos de Melhores Resultados Escolares Têm Estruturas Cognitivas de Menor Complexidade
Catarreira, Sofia Maria VeríssimoGarcía, Luis Manuel CasasGonzález, Ricardo Luengo 

· A Colaboração Profissional em Estudos de Aula na Perspectiva de Professores Participantes
Richit, AdrianaPonte, João Pedro da 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20190002&lng=pt&nrm=iso