Livros e Publicações

BOLEMA-CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.33, n.63 (2019)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.33 no.63 Rio Claro jan./abr. 2019

Nominata
· Consultores Ad hoc – 2018

· texto em Português · Português ( pdf )
Editorial
· Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento

Artigo
· Design and Evaluation of a Hypothetical Learning Trajectory to Confidence Intervals based on Simulation and Real Data
Cazares, Santiago InzunzaAnguiano, Eldegar Islas

· Formação de Professores de Matemática em Licenciaturas em Educação do Campo: entre cartas, epistemologias e currículos
Fernandes, Filipe Santos

· Práticas Algébricas no Contexto de Projetos Pedagógicos de Modelagem
Posada–Balvin, Fabian ArleyBorba, Marcelo de Carvalho

· Contributions of Dynamic Geometry to the notion of function study starting from a geometrical problem: a praxeological analysis
Costa, Viviana AngélicaRío, Laura Sombra del

· Justificando Generalizações Geométricas na Formação Inicial de Professores dos Primeiros Anos
Brunheira, LinaPonte, João Pedro da

· Types of Problems that Elicit Inductive, Abductive, and Deductive Arguments
Molina, OscarSamper, Carmen

· Valuation Guide of Didactic Suitability of Instructional Processes in Statistic Didactics
Ruz, FelipeMolina-Portillo, ElenaGarcía, José M. Contreras

· Apropriação do Conceito de Divisão por meio de Intervenção Pedagógica com Metodologias Ativas
Bessa, SôniaCosta, Váldina Gonçalves da

· Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX
Soares, Flávia dos Santos

· Strategies in solving algebraic problems in an intercultural context in Higher Education
García-García, Javier

· Analysis of the Didactic Device Management by a Mathematics Teacher Trainee
Corica, Ana RosaOtero, María Rita

· Mother Tongue and Communication in the Construction of Mathematical Thinking
Espinosa, Alfonso JiménezJiménez, Ingrid Elisa Riaño

· Developing Elementary Algebraic Reasoning through Counting with Patterns Activities
Gaita, RosaWilhelmi, Miguel R.

· Cartas de Matemáticos Estrangeiros sobre o Contexto Brasileiro no Início da Década de 1970
Trivizoli, Lucieli M.

· Saber Estatístico: uma forma de olhar para as produções acadêmicas do PROFMAT
Szewczyk, Susana Beatrís OliveiraLoguercio, Rochele de Quadros

· Um Percurso de Estudo e Pesquisa para o Estudo das Noções de Juros Simples e Compostos
Santos Júnior, Valdir Bezerra dosDias, Marlene AlvesBosch, Marianna

· Intradisciplinaridade Matemática com GeoGebra na Matemática Escolar
Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de CarvalhoMaltempi, Marcus Vinicius

· Dinâmicas de Reflexão e Colaboração entre Professores do 1.° Ciclo num Estudo de Aula em Matemática
Quaresma, MarisaPonte, João Pedro da

· Working together with introductory situations of proportional reasoning in primary school. Analysis of a teaching experience centered on the teacher, the student and the content
Burgos, MaríaGodino, Juan D.

· Célia Maria Carolino Pires: uma educadora matemática e suas reflexões sobre propostas curriculares
Britis, Karen GonçalvesGodoy, Elenilton VieiraVianna, Carlos Roberto

· Reflexões Sobre Matemática e Verdade
Damázio Júnior, ValdirVenson, Danielle Leitempergher

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20190001&lng=pt&nrm=iso