Livros e Publicações

BOLEMA-CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.32, n.62 (2018)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.32 no.62 Rio Claro dez. 2018

Editorial
· Da difusão da produção científica: algumas considerações

· texto em Português · Português ( pdf )
Artigo
· Interpretações de Significado em Educação Matemática
Skovsmose, Ole

· Promover o Raciocínio Matemático dos Alunos: uma investigação baseada em design
Mata-Pereira, Joana; Ponte, João Pedro da

· Which Deductive Structures Are Used by Freshmen?
Apud, Eduardo Mario Lacues; Moreno, Leonora Díaz; Martinez, Juan Antonio Huertas

· The Cartesian Plane in Fifth Grade students: its Re-signification on a Specific Situation
Aravena, Angélica; Morales, Astrid

· Compreensão da Representação Bidimensional de Policubos por Alunos do 6° ano em Tarefas de Avaliação Externa
Silva, Paula Vieira da; Santos, Leonor

· Evaluation of the understanding on statistical tables in students of Elementary Education
Sepúlveda, Alejandro; Díaz-Levicoy, Danilo; Jara, Diego

· Crianças do Pré-Escolar a Resolver Problemas de Estrutura Aditiva: Que estratégias?
Soutinho, Florbela; Mamede, Ema

· Inadequação do Uso da Linguagem Algébrica Moderna na Tradução de Enunciados dos Elementos de Euclides
Campos, Dilhermando Ferreira; Moreira, Plinio Cavalcanti

· A Inserção da Álgebra Linear no Currículo da Primeira Universidade Brasileira
Lima, Gabriel Loureiro de; Gomes, Eloiza

· The Development of Women’s Talent in Mathematics since the Socioepistemology and the Gender Perspective. A study of biographies
Márquez, Rosa María Farfán; Ramos, María Guadalupe Simón

· Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática
Rodrigues, Renata Viviane Raffa; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade; Oliveira, Hélia Margarida

· The Objective Concept of a Mathematical Task for Future Teachers
Aguayo-Amagada, Carmen Gloria; Flores, Pablo; Moreno, Antonio

· Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas
Julio, Rejane Siqueira; Silva, Guilherme Henrique Gomes da

· Compreensão da Definição Formal de Limite: um estudo na formação inicial de professores de Matemática
Fonseca, Vilmar; Henriques, Ana

· Influence of the Teachers’ Training Process in the Area Concept Teaching System in Mathematics Pedagogy Students, a Case Study
Morales, Hernán

· Conexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile: como se mostram?
Rosa, Maurício; Caldeira, João Paulo da Silva

· Teachers-with-Paper-Folding Collective in School Geometric Tasks
Santa-Ramírez, Zaida; Jaramillo-López, Carlos; Gualdrón-Pinto, Élgar

· Análise das Reflexões de uma Professora dos Anos Iniciais Participante do Observatório da Educação a Respeito da sua Prática
Silva, Angélica da Fontoura Garcia; Pinheiro, Maria Gracilene de Carvalho; Canova, Raquel Factori

· Cognitive Demand for Educational Standards and Textbooks for Algebra Teaching in Honduras
Palacios, Luis Armando Ramos; García, Luis Manuel Casas

· Os Manuais Escolares na Gestão do Currículo de Matemática: que papel para o professor?
Viseu, Floriano; Morgado, José Carlos

· Measurement estimation activities: The interpretation of Primary School teachers
Pizarro, Noemí; Albarracín, Lluís; Gorgorió, Núria

· Emotional manifestation and modeling of a mathematical function
Díaz, Verónica; Belmar, Hector; Poblete, Álvaro

· The Use of Mathematical Knowledge within Communities of Engineers. From Object to Mathematical Functionality
Mendoza-Higuera, E. Johanna; Cordero, Francisco; Solís, Miguel; Gómez, Karla

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20180003&lng=pt&nrm=iso