Livros e Publicações

BOLEMA-CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.32, n.61 (2018)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.32 no.61 Rio Claro ago. 2018

Errata
· ERRATA

· texto em Espanhol · Espanhol ( pdf epdf )
Artigo
· Matemática Escolar e Processos de Subjetivação na Campanha de Nacionalização no Rio Grande do Sul
Junges, Débora de Lima Velho; Knijnik, Gelsa

· Dos Manuscritos da Aritmética Elementar de Charles S. Peirce: uma breve apresentação e algumas considerações sobre sua tradução
Garnica, Antonio Vicente Marafioti; Souza, Leandro Josué de; Salandim, Maria Ednéia Martins

· Operational Research Historical Perspectives
Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa; Chaves, Viviane Hengler Corrêa; Sant’Ana, Ricardo César Gonçalves; Martínez, Marta Pagán

· A Constituição de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem em Ações de Formação Continuada: abordagem experimental com GeoGebra
Zampieri, Maria Teresa; Javaroni, Sueli Liberatti

· Práticas de Discussão em Sala de Aula de Matemática: os casos de dois professores
Rodrigues, Cátia; Menezes, Luís; Ponte, João Pedro da

· Formação do PNAIC em Geometria e a Trajetória Educacional dos Professores Alfabetizadores
Barbosa, Aline Pereira Ramirez; Cortela, Beatriz Salemme Corrêa

· Os Números Racionais na Matemática Acadêmica: uma discussão visando à formação matemática de professores
Elias, Henrique Rizek

· Acquiring the notion of learning hypotheses in mathematics teacher education
Gómez, Pedro; Cañadas, María C.; Suavita, María A.

· Inequalities Handling in Chilean Curriculum and School Texts
Monje, Yerka; Seckel, María José; Breda, Adriana

· Statistical Graphs in Mathematical Textbooks of Primary Education in Perú
Díaz-Levicoy, Danilo; Osorio, Miluska; Arteaga, Pedro; Rodríguez-Alveal, Francisco

· Elaboration of Specific Didactical Suitability Criteria in Probability: Application for Reflection on the Teaching Practice
Beltran-Pellicer, Pablo; Godino, Juan D.; Giacomone, Belén

· Motivos para Participação em Tarefas Investigativas na Aula de Matemática: uma análise a partir dos backgrounds e dos foregrounds de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental
Torisu, Edmilson Minoru

· Mathematics, Culture, and Teaching Practice: an analysis of beliefs and sociocultural choices
Panes-Chavarría, Rodrigo; Friz-Carrillo, Miguel; Lazzaro-Salazar, Mariana; Sanhueza-Henríquez, Susan

· Knowledge displayed by Pedagogy Students in Primary Education when Designing a Mathematical Task
Chandia, Eugenio; Huencho, Anahí; Rivas, Hernán; Ortíz, Andrés

· Teorema do Confronto: discussão didática alternativa articulando as práticas usuais e o software Geogebra
Mateus, Pedro; Dias, Marlene Alves

· Extensões de Conhecimentos na Construção da Compreensão de Numeral Decimal
Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes

· O Dinamismo de uma Prova Escrita em Fases: um estudo com alunos de Cálculo Diferencial e Integral
Mendes, Marcele Tavares; Buriasco, Regina Luzia Corio de

· Development and Validation of an Instrument to Measure the Effect in respect to Error Commission in Mathematics
Ibarra-González, Karla Paulina; Eccius-Wellmann, Cristina

· Abordagens Semióticas em Educação Matemática
Almeida, Lourdes Maria Werle de; Silva, Karina Alessandra Pessoa da

· Um Design Metodológico para Analisar as Concepções dos Docentes em Relação à Produção Discente a partir de Representação Semiótica e Dimensões do Conhecimento Docente
Dionizio, Fátima Aparecida Queiroz; Brandt, Celia Finck; Pereira, Ana Lúcia; Moretti, Méricles Thadeu

· Diga Logo Qual é o Seu Nome e Sua Ocupação! A Disciplina Do Corpo
Machado, Rosilene Beatriz; Flores, Cláudia Regina

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20180002&lng=pt&nrm=iso