Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.31, n.59 (2017)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.31 no.59 Rio Claro dez. 2017

Editorial
· EDITORIAL
Garnica, Antonio Vicente Marafioti; Maltempi, Marcus Vinicius; Miarka, Roger

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· The Persuasive Power of Refutation in Collective Argumentation
Cervantes-Barraza, Jonathan; Cabañas-Sánchez, Guadalupe; Ordoñez-Cuastumal, Joan Sebastian

· A Criatividade Matemática nas Respostas de Alunos Participantes de uma Competição de Resolução de Problemas
Amaral, Nuno; Carreira, Susana

· Comportamento Metacognitivo Dos Estudantes Da Malásia Ao Resolver Problemas Matemáticos Da Avaliação Do Formulário Três (PT3)
Abdullah, Abdul Halim; Ahmed, Surya ‘Ain; Rahman, Sharifah Nurarfah S. Abd; Mun, Soh Hon; Mokhtar, Mahani

· Formulação de Problemas Matemáticos de Estrutura Multiplicativa por Professores do Ensino Fundamental
Spinillo, Alina Galvão; Lautert, Sintria Labres; Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa; Santos, Ernani Martins dos; Silva, Juliana Ferreira Gomes da

· A Construção de uma Matemática para o Ensino do Conceito de Proporcionalidade Direta a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura
Menduni-Bortoloti, Roberta D’Angela; Barbosa, Jonei Cerqueira

· Didactical Reductionism and Teachers’ Beliefs about the Pythagorean Theorem
Reyes-Rodríguez, Aarón Víctor; Rondero-Guerrero, Carlos; Acosta-Hernández, Juan Alberto; Campos-Nava, Marcos; Torres-Rodríguez, Agustín Alfredo

· Description of the math teacher change from their own perspective through the experience of open-ended problem-solving
Martínez, Ma. Victoria; Araya, Paulina; Berger, Barbara

· Pedagogia Intuitiva da Escola Elementar de Pestalozzi: como se ensinava Aritmética?
Oliveira, Marcus Aldenisson de

· Números: a que será que se destina? Currículo e Invenção na Sala de Aula de Matemática
Dore, Lucas Esteves; Clareto, Sônia Maria

· A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Matemática: flexibilização ou engessamento do currículo escolar
Pinto, Antonio Henrique

· Textbook Analysis on Optimization in Pre-university Educational Levels
Balcaza Bautista, Teresa; Contreras de la Fuente, Ángel; Font Moll, Vicenç

· Applications of Mathematics to Everyday Life in Spanish Arithmetic Books Published in the 16th Century
Madrid, María José; Maz-Machado, Alexander; León-Mantero, Carmen; López-Esteban, Carmen

· Formação de Professores que Ensinam Matemática: um olhar sobre as redes sociais e intelectuais do BOLEMA
Cecco, Bruna Larissa; Bernardi, Luci T. M. dos Santos; Delizoicov, Nadir Castilho

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20170003&lng=pt&nrm=iso