Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.31, n.58 (2017)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.31 no.58 Rio Claro ago. 2017

ERRATA

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Editorial
· EDITORIAL
Garnica, Antonio Vicente Marafioti; Maltempi, Marcus Vinicius; Miarka, Roger

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· Apropriação de Práticas Discursivas da Matemática Escolar: considerações a partir de uma experiência de formação intercultural de educadores indígenas
Brito, Ruana Priscila da Silva; Fonseca, Maria da Conceição Ferreira Reis

· Mathematics Teacher Training from Ethnomathematics: a developmental state
Blanco-Álvarez, Hilbert; Fernández-Oliveras, Alicia; Oliveras, María Luisa

· Atitude e Desempenho em Matemática, Crenças Autorreferenciadas e Família: uma path-analysis
Loos-Sant’Ana, Helga; Brito, Márcia Regina Ferreira de

· Inventem um Calendário: fabulações produzindo elo entre a vida e a ficção
Azevedo, Fernanda de Oliveira; Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento

· Palavra de Ordem em Aula de Matemática: o erro e a besteira
Oliveira, Marta Elaine de

· Introducing Learning Creative Mathematical Activity for Students in Extra Mathematics Teaching
Khuziakhmetov, Anvar N.; Gorev, Pavel M.

· Resolução de Problemas na Matemática Financeira para Tratamento de Questões da Educação Financeira no Ensino Médio
Cunha, Clístenes Lopes da; Laudares, João Bosco

· Um Cenário sobre a Pesquisa em Educação Estatística no Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015
Silva, Josney Freitas; Curi, Edda; Schimiguel, Juliano

· The Case of Francisca and the Sense Attributed to Decimals Numbers
Valdemoros-Álvarez, Marta Elena; Ruiz-Ledesma, Elena Fabiola

· Formação em Matemática de Licenciandos em Pedagogia: uma análise à luz do pluralismo metodológico
Costa, Jaqueline de Morais; Viginheski, Lúcia Virginia Mamcasz; Jacinski, Edson; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel

· Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I
Pavanelo, Elisangela; Lima, Renan

· Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica
Ceolim, Amauri Jersi; Caldeira, Ademir Donizeti

· Building the Concept of Integral Function and Covariational Reasoning: two Case Studies
Aranda, Carmen; Callejo, María Luz

· Formação do Conceito de Volume nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas; Pereira, Natália Cristina Souza

· Avaliação de Peritos e Utilizadores Indicados na Estratégia de Aprendizagem Usando o SketchUp Make no Aumento das Competências Visual-Espacial e Pensamento Geométrico
Wahab, Rohani Abd; Abdullah, Abdul Halim; Mokhtar, Mahani; Atan, Noor Azean; Abu, Mohd Salleh

· Methodological Difficulties in Research on Indigenous Mathematical Thinking and its Paradoxical Mathematics Education
Aroca, Armando; Cauty, André

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20170002&lng=pt&nrm=iso