Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.31, n.57 (2017)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

 

Sumário
Bolema vol.31 no.57 Rio Claro jan./abr. 2017

Editorial
· EDITORIAL

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Nominata
· NOMINATA

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· Reflexões sobre Interação e Colaboração a partir de um Curso Online
Dantas, Sérgio Carrazedo; Lins, Romulo Campos

· “Sim, Eu Ouvi o que Eles Disseram”: o Diálogo como Movimento de Ir até Onde o Outro Está
Milani, Raquel

· O Sujeito Lúdico Produzido pela/na Educação Matemática: Interlocuções com o neoliberalismo
Sartori, Alice Stephanie Tapia; Duarte, Claudia Glavam

· Recuperação Escolar: uma ferramenta de significação no caminho para a seleção de sujeitos sociais
Souza, Deise Maria Xavier de Barros; Silva, Marcio Antonio da

· Onto-Semiotic Approach to Mathematics Teacher’s Knowledge and Competences
Godino, Juan D.; Giacomone, Belén; Batanero, Carmen; Font, Vicenç

· Mathematic Teachers’ Specialized Knowledge about Infinity
Montes, Miguel; Carrillo, José

· Teacher Training and Mathematical Proof. Exploratory Study and Implications
Arnal-Bailera, Alberto; Oller-Marcén, Antonio M.

· Intra-Mathematics and Extra-Mathematics Connections that Occur When Solving Calculus Problems in a Context: a Case Study in Higher Level Education
Flores, Crisólogo Dolores; García-García, Javier

· A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente
Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes

· A Ação dos Signos e o Conhecimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática
Almeida, Lourdes Maria Werle de; Silva, Karina Alessandra Pessoa da

· Analysis of Mathematical Models Produced when Solving Fermi Problems
Ferrando, Irene; Albarracín, Lluís; Gallart, César; García-Raffi, Lluís M.; Gorgorió, Núria

· Aprender a Resolver Problemas no 2.° Ano do Ensino Básico
Sousa, Cristina; Mendes, Fátima

· Diferentes Modos de Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Matemática para Além da Sala de Aula: evidências de fluência tecno-matemática
Jacinto, Hélia; Carreira, Susana

· Webquest e a Afetividade Presente na Construção de Conhecimento Matemático por Alunos do Ensino Médio
Martins, André Dias; Bianchini, Luciane Guimarães Batistella; Yaegashi, Solange Franci Raimundo

· Habilidades Metacognitivas dos Estudantes Malaios na Resolução de Problemas Não Rotineiros de Matemática
Abdullah, Abdul Halim; Rahman, Sharifah Nurarfah S. Abd; Hamzah, Mohd Hilmi

· Práticas do Professor na Discussão de Tarefas que Visam o Desenvolvimento do Sentido de Número: um estudo no Ensino Básico
Delgado, Catarina; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana

· Possibilidades Pedagógicas do Uso da Imagem Fotográfica no Livro Didático de Matemática
Maciel, Aníbal de Menezes; Rêgo, Rogéria Gaudencio do; Carlos, Erenildo João

· A Matemática no Curso Primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880–1960)
Valente, Wagner Rodrigues

· O Processo de Construção de Abordagens Históricas na Formação Interdisciplinar do Professor de Matemática
Araman, Eliane Maria de Oliveira; Batista, Irinéa de Lourdes

· Reflections on Future Mathematics Teachers about Professional Issues Related to the Teaching of School Algebra
Castellanos, María Teresa; Flores, Pablo; Moreno, Antonio

· Conceções de Professores do Ensino Básico sobre a Prova Matemática: influência da experiência profissional
Viseu, Floriano; Menezes, Luís; Fernandes, José António; Gomes, Alexandra; Martins, Paula Mendes

· Probabilistic Language: A Path for the Development of Probabilistic Literacy. A Case Study in a Primary Education Classroom
Ortiz, Claudia Vásquez; Alsina, Ángel

· Study of Attitudes Toward Statistics in Psychology Students
Comas, Carles; Martins, José Alexandre; Nascimento, Maria Manuel; Estrada, Assumpta

· Visualization and Configural Reasoning
Clemente, Francisco; Llinares, Salvador; Torregrosa, Germán

· A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Médio
Santos, Fernanda Pereira; Nunes, Célia Maria Fernandes; Viana, Marger da Conceição Ventura

Resenha
· O Papel das Tecnologias Digitais em Disciplinas de Álgebra Linear a Distância: possibilidades, limites e desafios
Domingues, Por Nilton Silveira

· texto em Português · Português ( pdf epdf )

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20170001&lng=pt&nrm=iso