Livros e Publicações

BOLEMA - CAPA

Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.29, n.53 (2015)

/

O objetivo do BOLEMA é disseminar a produção na região de inquérito denominada Educação Matemática ou áreas afins. Os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica, ensaios ou outras formas padrão neste domínio do conhecimento.

Sumário
Bolema vol.29 no.53 Rio Claro dez. 2015

Editorial
· EDITORIAL

· texto em Português · Português ( pdf epdf )
Artigos
· eDucAçÃo MAteMátiCA AefeTIvA: nomes e movimentos em avessos
Clareto, Sônia Maria; Miarka, Roger

· Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
Meneghetti, Renata Cristina Geromel; Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo

· Fronteiras Urbanas: perspectivas para as investigações em etnomatemática
Coppe, Cristiane; Mesquita, Mônica

· A experiência etnográfica: sobre habitar e ser habitado pelo mundo Apyãwa
Severino Filho, João

· Práticas Escolares de Matemática no Instituto Nossa Senhora da Piedade em Ilhéus: desafios para a educadora baiana Martha Dantas
Gomes, Larissa Pinca Sarro; Miorim, Maria Ângela

· Práticas Possíveis com a História Oral na Formação Inicial de Professores (de Matemática)
Tizzo, Vinícius Sanches; Flugge, Flávia Cristina Gomes; Silva, Heloisa da

· Mostruário de Práticas: considerações sobre a formação e a atuação de professores dos Anos Iniciais a partir das Feiras Catarinenses de Matemática
Silva, Viviane Clotilde da; Garnica, Antônio Vicente Marafioti

· O uso de narrativas (auto)biográficas como uma possibilidade de pesquisa da prática de professores acerca da Educação (Matemática) Inclusiva
Rosa, Fernanda Malinosky C. da; Baraldi, Ivete Maria

· Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista
Leal Junior, Luiz Carlos; Onuchic, Lourdes de la Rosa

· Comunidade de Prática de Professores que Ensinam Matemática como Espaço de Negociações de Significados sobre a Resolução de Problemas
Ramos, Wanusa Rodrigues; Manrique, Ana Lúcia

· O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos
Javaroni, Sueli Liberatti; Zampieri, Maria Teresa

· Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Souza, Ana Paula Gestoso de; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion

· O Papel Pedagógico das Artes e das Mídias Digitais na Prática do Currículo de Matemática de Ontário
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da

· Caiu na Net: e agora?
Mendes, Ricardo de Oliveira; Maltempi, Marcus Vinicius

· Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo
Paulin, Juliana França Viol; Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra

· Tecnologias Digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de BOLEMA
Borba, Marcelo de Carvalho; Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de; Chiari, Aparecida Santana de Souza

· Devir-criança da Matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias
Chisté, Bianca Santos; Leite, César Donizetti Pereira; Oliveira, Luana Priscila de

· A Teoria dos Campos Conceituais num Processo de Formação Continuada de Professores
Santana, Eurivalda; Alves, Alex Andrade; Nunes, Célia Barros

· Campo Conceitual Aditivo: um estudo com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Etcheverria, Teresa Cristina; Campos, Tânia Maria Mendonça; Silva, Angélica Fontoura Garcia

· Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: aprendizagens de uma professora no contexto de tarefas investigativas
Bertini, Luciane de Fatima

· Discussões sobre a Relação entre Limite e Continuidade de uma Função: investigando Imagens Conceituais
Messias, Maria Alice de Vasconcelos Feio; Brandemberg, João Cláudio

· Quatro ou Mais Pontos de Vista sobre o Ensino de Análise Matemática
Gomes, Danilo Olímpio; Otero-Garcia, Sílvio César; Silva, Luciano Duarte da; Baroni, Rosa Lúcia Sverzut

· A Negociação de Sinais em Libras como Possibilidade de Ensino e de Aprendizagem de Geometria
Sales, Elielson Ribeiro de; Penteado, Miriam Godoy; Moura, Amanda Queiroz

· Aprendizagens Expansivas Reveladas pela Pesquisa sobre a Atividade Matemática na Sala de Aula
David, Maria Manuela; Tomaz, Vanessa Sena

· Do Conceito à Prática da Autonomia do Professor de Matemática
Souza, Antonio Carlos Carrera de; Silva, Michela Tuchapesk da

· Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
Santos, Marli Regina dos; Bicudo, Maria Aparecida Viggiani

· Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica
Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa; Rocha, Cristiane de Arimatéa; Azevedo, Juliana

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Edição Completa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103-636X20150003&lng=pt&nrm=iso